quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Filosofia de Quinta - Santa Tolice, Batman!

Caros amigos de copo! Ultimamente ando frequentando bastante o Twitter e já não aguento mais ouvir falar de eleição. É sempre a mesma coisa. O PSDB metendo o pau na Dilma como fazia com o Lula, e os petistas chateando todo mundo com as alfinetadas pelos tais 80 e tantos porcento de aprovação popular do governo. Mas que saco! Se ninguém tem mais nada de novo pra dizer, que calem a boca e esperem o domingão.

Falando nisso - juro que é a última! Mas que babaquice a do tal Gilmar Mendes, do STF (pra quem não sabe, Superior Tribunal Federal), que pediu vista no processo de desobrigar o eleitor a ir com 2 documentos pra votar. Se o título de eleitor está naquela maldita folha que todo mesário tem, e que a gente assina, pra que levar essa joça? Leva só um documento com foto e pronto! Como se ter em mãos 2, 3 ou 500 documentos fosse tornar a eleição mais ou menos segura... Pára, né!

Outra palhaçada do dia foi a matéria do Jornal Hoje, da TV Globo, sobre o estresse de 2 professores universitários. Os caras ganham mal, são desprezados por 90% dos alunos - que diga-se de passagem, são muito mal educados EM CASA - e ainda tem que aguentar tudo isso calados? Tem que se estressar mesmo! Tem professor sofrendo ameaça, apanhando, tendo carro depredado et cetera, e ninguém faz nada. E agora querem reclamar porque o cara não aguenta mais essa pouca vergonha? Pára, né! x2. Ou, como dizia o Robin naquele velho seriado de TV - eu sei, eu sou um velho mesmo! "Santa Tolice, Batman!".

Sobre os pitacos da rodada, já sei que levei ferro de novo! Mas vamos a eles, contar o placar e acabar logo com isso de uma vez por todas... rs

Greminho 4x2 Guarani (1x3). Meu problema em bolão não era com o Palmeiras. É com todo time verde. Maldito Bugre! Mas pelo menos o Mazola fez unzinho... rs
Atlético Paranaense 1x0 Vitória (2x0). Essa passou perto! Só faltou um golzinho do Furacão.
Cruzeiro 3x0 Atlético Goianiense (3x2). To até na dúvida pra saber se o Elias jogou pelo Dragão. Mas os gols da Raposa eu acertei, vai... rs
Palmeiras 2x0 Internacional (2x2). Nádegas a declarar!
Fluminense 1x0 Hawaii (4x1). Ta vendo só! Eu levando a maior fé no Fluzão e os caras me ganham da baba do Avaí ao estilo Muricy: feio e chorado.
Grêmio 4x2 São Paulo (3x1). Pra galera do Morumbi que acha que tem o rei na barriga, nada melhor que levar uma coça do time do Rei de Barriga.
Corinthians 1x1 Botafogo (2x1). E olha que eu ainda falei... Mas dessa vez, nem vou dizer que garfaram o Fogão de novo. Porque o que o Caio fez não tem perdão: PÍFIO!
Ceará 0x0 Atlético Mineiro (1x1). Como o Ceará não fez gol, Obina nem precisou salvar no finalzinho... rs
Tottenham 4x1 Twente (2x0). Ah, esse tanto faz, né. Ninguém é Tottenham mesmo...
Internazionale 4x0 Werder Bremen (3x0). Êêêêêhn! Alerta de time verde!!! Mas essa foi quase. Se eu tivesse colocado Eto'o 3x0 Werder Bremen, teria acertado. O camaronês ta arrebentando!
Schalke 04 2x0 Benfica (1x2). Fazer o que? Errei, né.
Hapoel Tel-Aviv 1x3 Lyon (1x3). AHÁ! A-LE-LUI-A! A-LE-LUI-A!
Valencia 0x1 Manchester United (2x1). Esse Valencia também, hem... Que merda!
Rangers 1x0 Bursaspor (1x0). Opa! Acertei de novo! Eu disse que ia dar 1x0 - só disse que tanto fazia pra quem fosse... rs
Panathinaikos 0x2 FC Copenhage (3x2). Êêêêêhn! Alerta de time verde!!! E eu quase apostei nos dinamarqueses. Mas bem feito! Pra eu aprender a não ser mal agradecido... rs
Placares Certos 2. Resultados Certos 7. Resultados Errados 6.

Até amanhã, pessoal! E aí, leram a reportagem sobre o Campusca que eu botei na coluna de ontem? Se não leram, olhem lá. Ta muito maneira.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

4ª Sem Gelo - "Sai da Frente Que Atrás Vem Gente!"

Caros amigos de copo! É com essa velha máxima popular que começo esta coluna a todo vapor. Hoje serão 8 jogos pelo Brasileirão mais 7 pela Liga dos Campeões, estes rolando no exato momento em que escrevo a coluna. E sem perder tempo, vamos aos pitacos da rodada, porque, como diz o ditado: sai da frente que atrás vem gente!

Greminho x Guarani. Mazola neles, amigo! E o Bugre vai sapecar o Grêmio Cigano por 3x1 hoje - seja lá onde esse time ridículo vá jogar hoje... rs
Atlético Paranaense x Vitória. O Furacão ta subindo rápido depois da chegada do Paulo César Carpegiani. E hoje bate no Leão baiano tranquilo. Atlético 2x0.
Cruzeiro x Atlético Goianiense. Esse jogo promete! O Montillo ta jogando demais e deve se recuperar hoje da sova que tomou do Santos na última rodada. Mas que não se descuide com o Dragão, que tem Elias, pra mim, até agora, a revelação do Brasileiro. Dá Cruzeiro 3x2.
Palmeiras x Internacional. O Verdão só me fode nos pitacos. Se eu aposto contra, eles ganham. Se aposto a favor, eles perdem. Então, pra não ter risco, vou de empate logo mais. Bota aí uns 2x2 e ta bonito!
Fluminense x Hawaii. O time de Floripa até deu uma paulada em alguém na última rodada, mas acho que não segura o Fluzão de Conca e Deco não. Leva uma coça e volta de ressaca pra Ressacada. Flu 4x1.
Grêmio x São Paulo. Acabei de ler que o Baresi, treinador do São Paulo, acha que vai ganhar do Grêmio lá dentro do Olímpico. Só pode ser maluco, né!? Não ganhou nem da baba do Goiás no Morumbi... Só por isso, apanha hoje. Jonas, digo, Grêmio 3x1.
Corinthians x Botafogo. Jogão esse hem. Se a juizada não garfar o Fogão de novo, como foi no empate com o Vasco, deve fazer jogo duro no Pacaembu. Mas sem Marcelo Mattos, aquela defesa fica muito aberta. E do lado de lá tem o Jorge Henrique, que ta jogando pacas! Dá Corinthians 2x1, apertadinho.
Ceará x Atlético Mineiro. Ih, rapaz... Esse vai ser duro de ver. Hum.... Bota aí um 1x1, gol de Obina, de pênalti, no finalzinho.
Tottenham(ING) x Twente (HOL). Num tenho nada pra falar dessa desgraça não, mas acho que dá Tottenham. Deixa eu pensar... Larga aí um 2x0, vai. Ta de bom tamanho.
Internazionale (ITA) x Werder Bremen (ALE). Agorinha há pouco, a Inter saiu na frente, com gol do cracaço Eto'o. E vai fazer mais, com certeza. Inter 3x0.
Schalke 04 (ALE) x Benfica (POR). Cara, o time do Hitler que me desculpe, mas levo muita fé nesse time do Benfica. Pelo menos nessa primeira fase. Mesmo fora, acho que ganha. Crava aí um 2x1. No ritmo do vira.
Hapoel Tel-Aviv (ISR) x Lyon (FRA). Pára, né! Ninguém é time de Israel! Dá Lyon 3x1 e fim de papo. Próximo!
Valencia (ESP) x Manchester United (ING). Sei não hem; sem Rooney, acho que não dá pé pro Manchester lá na Espanha não. Vou de Valencia 2x1.
Rangers (ESC) x Bursaspor (TUR). Ta de sacanagem, né! Mete 1x0 aí e depois você escolhe pra quem.
Panathinaikos (GRE) x FC Copenhage (DIN). O time da Dinamarca foi o único placar que eu acertei até agora nesse blog. Então vou dar vitória pra eles, mesmo com Gilberto Silva e Cissé do outro lado... Não, né. Aí é demais. Panathinaikos 3x2 e passa a régua!
(Enquanto eu estava terminando a coluna, Eto'o e Snejder fizeram 3x0 pra Inter, aos 33 do 1º tempo. E vou errar o placar porque a Inter vai fazer mais...)

"Pra Não Dizer Que Não Falei De..." Campo Grande.
Ótima matéria sobre o Galo da Zona Oeste, feita pela Renata Domingues - que eu não faço a menor ideia de quem seja -, no GE.com. Vale a pena conferir! Tem até a história do clube em fotos. Muito maneiro mesmo! Taí o link:

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Bailarinas de Chuteira - Merda acontece!

Tem gente que acredita em inferno astral, e que ele começa um mês antes de nosso aniversário. Confesso que até brincava, falando sobre isso, mas começo a acreditar de verdade, porque esse mês de setembro tá foda! Rs!

Até o dia 15, estava tudo às mil maravilhas! Uma sorte danada, embora nunca tenha acreditado muito em sorte também! Rs! Mas, depois foi só ladeira abaixo... Ou melhor, escada abaixo! Numa quinta-feira tranqüila e comum, estava eu saindo de uma aula enlouquecedora com uma professora que é chamada de "mulher tsunami", e simplesmente rolei um andar de escadas... E o pior, a troco de nada! Não tropecei, escorreguei, não fui empurrada, NADA! Acho que pensei em cair e caí! Kkkk! Conclusão da história: fui parar na clínica e saí com a perna engessada e o pulso imobilizado - além, é claro de ainda continuar me remoendo com o mico que paguei na faculdade, porque a galera não me viu só rolar a escada... Eles me viram rolar de vestido! Afh!!!

Na semana seguinte, já estava acostumada com o gesso, não cumprindo muito bem a determinação do médico para ficar com a perna pra cima, mas tudo sob controle. Na quarta, finalmente tirei o gesso. E apesar de estar toda roxa, estava me sentindo ótima novamente. Achando que agora as coisas iriam melhorar! Inocência a minha!

Na segunda quinta-feira do meu suposto inferno astral me aconteceu algo que eu considero ainda pior do que dar um salto mortal de costas na escada da faculdade: apareceu uma aranha aqui em casa de madrugada! Eu sei, caro leitor, que você deve estar fazendo pouco caso desse fato, porém, antes disso, acredito que você deva saber que eu tenho medo, pavor, fobia mesmo, de aranhas! Até menos de dois anos atrás, eu correria de qualquer uma, independente do tamanho. Hoje em dia, porém, já consigo lidar com aquelas que aparecem, vez ou outra, nos cantinhos do teto. Embora até mesmo essas me deixem um pouco nervosa ainda hoje...

Mas, em minha defesa não era uma aranha normal, dessas que dá em cantinhos das paredes de casa, essa era beeeem grande; do tamanho de um maço de cigarros, sei lá! E marrom e destemida também! Porque ao me deparar com a fera, joguei uma toalha pra cima dela - pois é, eu estava no banheiro! Mais um detalhe vergonhoso do meu dia-a-dia! Ela não só saiu debaixo da toalha como veio correndo na minha direção. A essa altura eu voltei a ter uns dois anos de idade, e só sabia chorar. Depois, senti muita pena do meu compadre que ouviu um grito que ensurdeceria até mesmo os cachorros. Sim, porque eu telefonei, não só para ele, mas para mais três amigos em busca de socorro! Rs! E quando o resgate chegou, ela tinha sumido... Até hoje tenho dormindo de luz acesa e tendo pesadelos! Bicho papão é pinto perto disso! Rs!

E hoje me dei conta de que ainda falta uma quinta-feira desse setembro negro, o último dia do mês! Acho que meu anjo da guarda vai ter muito trabalho! Rs! Será que se eu não sair da cama, mais alguma coisa vai acontecer? Capaz de o armário cair em cima de mim, né? Rs! Então, venho encarecidamente pedir a vocês, queridos leitores, que acendam uma vela, matem uma galinha, peçam aos deuses... Qualquer coisa para me ajudar! E se eu não for incapacitada de escrever na semana que vem, conto as novidades de quinta - e rezo para que sejam boas... Sério!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Ressaca Esportiva - Coisa de Maluco!

Alô amigos de copo! Depois de ausente na 5ª e na 6ª feira, estou de volta. Mas dessa vez, por mais que eu queira meter o pau nesse time horroroso do Flamengo, elogiar o futebol do Jonas no Grêmio e tentar entender o que acontece com o Atlético Mineiro, não vou falar da rodada de fim de semana do Brasileirão. Muito menos da F-1, que está, como dito no GE, "pegando fogo" depois das últimas duas vitória de Fernando Alonso. Não, meus caros. Nada disso. Hoje eu vou falar é de política!

Primeiro porque é uma vergonha termos aqui no Rio, candidatos com Romário, Bebeto, Jorge Babu, Tati Quebra Barraco, Mulher Melão et cetera. Eu vejo o horário eleitoral e saio com a impressão de que tem gente de sacanagem com a nossa cara... Não é possível um negócio desses! Isso pra não falar dos candidatos que, de tão velhos, mal conseguem falar.

Outro dia estava vendo um debate dos candidatos ao governo do Rio, na Record, e fiquei impressionado. Como eles são demagogos! Todos 4 presentes, Sérgio Cabral, Jefferson Moura, Gabeira e Peregrino. Quase não ouvi proposta alguma, de tanto que eles estavam preocupado em denegrir a imagem do governo atual. Eu não discutir aqui a preferência política de ninguém. Foda-se! Cada um que fique com a sua. Mas tem coisa que não dá pra escutar e ficar quieto. Dizer que as UPAs funcionam é sacanagem! Eu mesmo já fui lá duas vezes e nunca fui atendido. Depois de esperar mais de 50 minutos, eu fui embora. Nas duas vezes. Pra ficar com dor, fico em casa, porra! Essas UPAs são medidas paleativas pra gringo ver. Tão paleativas quanto eram as medidas populistas do governo Garotinho. Mas agora ninguém fala nada. E enquanto isso, vão sucateando cada vez mais os hospitais... Idem, idem para as UPPs. Aliás, é uma barbaridade a vida de um policial, civil ou militar, no Rio de Janeiro. Os caras ganham mal, são mal equipados, morrem pra caralho e ainda levam culpa de tudo quanto é bala perdida em tiroteio de favela. Sabe quando teremos segurança com essa visão? Nunquinha da Silva.

Mas não vim aqui pra meter o pau no governo Cabral, que até considero regular. O que me intriga mesmo é a mesma coisa que me pergunto desde que vi meu primeiro debate, há mais 20 anos: por que raios não se pegam essas ideias tão boas, junta-se, e se faz algo de bom? Se pegássemos a capacidade de diálogo da direita, a preocupação sócio-educativa da esquerda e a paixão tecnológica dos centristas, teríamos um governo bem melhor, sem dúvida alguma. Tenho a sensação, em toda eleição, que estamos escolhendo uma coisa em detrimento de outra. Não um candidato por outro, como deveria ser, e sim saúde ao invés de educação, por exemplo. Porque, a mim, parece que cada cadidato só pensa em uma coisa só. E esquece do resto.

E o pior é que nesse resto, estamos nós, o povo. Nessa coisa de maluco - e de circo - que se tornou a política naconal...

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

4ª Sem Gelo - "Manda Quem Pode, Obedece Quem Tem Juízo"

Caros amigos de copo! Com tanta coisa acontecendo no Brasileirão, rodada de clássicos no Rio, em Sampa, e Goiás, com o jogaço Lazio x Milan rolando, infelizmente tenho que falar sobre a vergonhosa demissão de Dorival Junior pelo Santos, na madrugada de ontem. Vergonhosa e coisa pior, pois não consigo me lembrar de nada mais ridículo e sem precedentes no futebol brasileiro do século XXI.

Não que seja novidade para quem acompanha futebol há mais de 20 anos. Já vi jogador "demitir" técnico várias vezes. Romário então, era rei em fazer isso. Quem não lembra da famosa frase dele para um treinador interino do Fluminense, "chegou agora e já quer sentar na janela?". Mas ao lembrar disso, o fato se torna ainda pior! Por dois motivos.

Em primeiro lugar, porque mesmo sendo eu total e completamente contrário a este tipo de comportamento, Romário era campeão do mundo, melhor jogador de uma Copa, campeão espanhol, holandês et cetera. Repito! Não sou a favor de jogador nenhum, seja ele quem for, demitir ninguém. Mas o fato é que Romário já era "O Cara"! E Neymar, quem é? Campeão paulista e da Copa do Brasil, ele ainda é uma promessa do futebol. A bem da verdade, não tem nada na vida. Ah, ele é rico? Com essa cabeça, não vai ser por muito tempo. Ah, ele dribla? Denílson também driblava pra caralho e seu maior feito no futebol é ter sido campeão do mundo como coadjuvante na Seleção Brasileira de 2002. Robinho idem. Surgiu com a mesma expectativa que recai sobre Neymar agora e apesar de boas atuações pela Seleção, ainda não se firmou no cenário mundial do futebol. Não, se comparado a gente como o próprio Romário. E mesmo perto de Rivaldo, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho, Robinho ainda não é ninguém! E Neymar então, menos ainda...

Em segundo lugar - e talvez mais importante nessa situação toda - é que vejo a imprensa botar panos quentes nessa história. Onde estão os defensores do profissionalismo agora? Quero ver alguém ter colhão de meter o pau no Neymar como metiam no Romário naquela época! Ao fim do jogo que causou toda essa polêmica, na vitória santista sobre o Atlético Goianiense, o técnico do Dragão, Renê Simões, foi curto e grosso ao falar da criancice de Neymar: "estamos criando um monstro!". E você tem toda rãzão, Renê. Estão mesmo!

Se o Santos estava preocupado com o fato da punição a Neymar prejudicar o rendimento do time, pois já tinha a ausência de Ganso - esse sim, craque de verdade -, agora deu adeus a qualquer chance que tinha no Brasileiro. Com o racha instalado na Vila Belmiro, e com jogadores experientes como Edu Dracena, Durval, Léo e Marquinhos descontentes com os seguidos desmandos de um moleque pirracento e de uma diretoria frouxa, duvido - duvideodó! - que o Santos vá a algum lugar! Acharam que sem Neymar o time ia parar? Pois duvido que se mova sem Dorival. E torço, do fundo do coração, para que o sempre sensato Mano Menezes não o convoque amanhã para o amistoso da Seleção Brasileira, assim como torço para que Pelé, Zito, Pepe, Gilmar, e todos os monstros sagrados da história gloriosa do Santos e do futebol brasileiro façam alguma coisa para botar freio nesse moleque. E que façam o quanto antes! Ou vamos mesmo criar um monstro nunca antes visto, híbrido de jogador de futebol e celebridade de uma mídia que o defende e o aplaude em tudo. E aí começo a pensar que talvez tivesse sido melhor que ele fosse vendido. Pois na Europa, com certeza, saberiam colocá-lo em seu devido lugar. Pelo bem do futebol brasileiro. Porque nesse "manda quem pode, obedece quem tem juízo" que se tornou o Santos, mandaram embora justamente o único que parecia ter juízo...

Imagem enviada por Diego ao Bolas nas Costas, do globoesporte.com.
Agora me diz: você acha que eo ver essa imagem, Neymar está com vergonha
ou rindo com Zé Eduardo, Mádson, Felipe e os outros Moleques da Vila?

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Ressaca Esportiva - Ta Tudo Embolado!

Bem vindos amigos de copo! Apesar de não ter tido F-1 nesse fim de semana, a rodada do Brasileirão foi pródiga em jogos bons e importantes. E após 23 rodadas, o campeonato tem um novo líder: o Corinthians de Adílson Batista. E de Jorge Henrique, que arrebentou sábado contra o Greminho. Se contra o Flu, na rodada anterior, ele se sacrificou na marcação ao Mariano, dessa vez correu como sempre, marcou um belo gol e parece ter se firmado de vez como destaque do ataque do time no Brasileiro. Logo atrás está o Fluzão, que protagonizou um dos melhores jogos do campeonato até agora contra o Flamengo, no Engenhão. Jogo digno dos Fla-Flus eternos. Teve virada, falha da zaga, golaço, redenção, surpresa, enfim, um jogo para Nelson Rodrigues nenhum botar defeito.

Mas não vou ficar aqui contando como foi 23ª rodada. Afinal, se você não é um boêmio fanfarrão como eu - ou se conseguiu tirar sua horinha de almoço ao meio dia -, deve ter visto tudo isso na TV. O que me impressiona na versão 2010 do Brasileirão é a pouquíssima diferença entre os times, no campo e tabela. Quer ver só?

Do Internacional, 4º colocado com 38 pontos depois de bater o antes imbatível Vasco de PC Gusmão, para o Vitória, 14º com 28 após maltratar o já moribundo Galo de Minas, são apenas 10 pontinhos de diferença. Se incluirmos aí o meu Mengão, 15º com 27, e que recuperou a auto estima depois do jogão de ontem, são 12 times separados apenas por 11 pontos. Você acha muito? Pois veja bem...

Não faz muito tempo, o Atlético Paranaense vivia na zona do rebaixamento. Trocou de técnico, botou o Branquinho pra jogar e... Já é o 7º com 34! E na quarta enfrenta o Inter em casa, ou seja: se vencer, encosta de vez. Em contrapartida, o Hawaii, sensação do torneio após a parada da Copa, agora se equilibra na beira do abismo. É o 16º com 25, a apenas 4 pontos da Zona. Na próxima rodada, vai até Salvador encarar o Vitória, que aliás, é um ótimo exemplo de um fenômeno que vem acontecendo muito nos Brasileiros dos últimos anos: o do Time Gangorra. Vence uma aqui, perde outra ali, quando você acha que vai embalar, leva uma coça; quando você acha que vai cair, sapeca alguém. Igualzinho o Palmeiras, 13º com 29, e que vai pegar o Grêmio Cigano em Presidente Prudente. Outro que parece que não sabe o que quer é o São Paulo, 8º com 31 pontos. Tudo bem que o time é fraco, mas vive num sobe e desce danado! Os caras lá estão tão perdidos que até o Marcelinho já virou Lucas. Melhor seguir o conselho do Ronaldo Giovanelli, do Rede TV Esporte: põe logo Malucas na camisa, porra! Um ótimo exemplo de que a distância de 11 pontos pode ser pouca é o Grêmio. Com o Jonas arrebentando, mesmo perdendo pro Palmeiras no Olímpico, bateu o Timão e o Hawaii fora, e dá Zona já pulou para 11ª posição com 29 pontos. Num campeonato equilibrado com tantos times inconstantes, vencer 2 ou 3 jogos seguidos pode significar um salto enorme na tabela. Assim como levar 3 surras seguidas pode jogar alguém no abismo da Segundona. Abismo esse que está cada vez mais com a cara do Atlético Mineiro. Não vou nem falar da qualidade do time, do elenco, do treinador, da estrutura, et cetera. O que me impressiona mais é que, além da torcida, eu não vejo ninguém muito incomodado com a situação do time, 17º com 21. Empatado com o Galo, vem o Goiás, logo atrás em 18º, e que na quarta pega o Atlético, 19º com 20, no clássico estadual. Mas dos clássicos eu falo depois. Porque, por enquanto, digo só uma coisinha: não se engane ao ver seu time bem na tabela! Ta tudo embolado e qualquer um pode chegar! Bom... Pelo menos na Libertadores...

É isso aí! Bola no pé e luneta na mão que o título pode estar
logo ali - mesmo que seu time pareça longe na tabela agora...

sábado, 18 de setembro de 2010

Doidão tudo fica Bom - Vem Dançar Comigo?

Estava eu em mais uma noitada corriqueira, bebidas, belas mulheres, boa música, e tudo que eu podia querer, mas estava faltando alguma coisa. Foi então que larguei meu copo de cerveja, escolhi e abordei uma dama com a seguinte frase: "vem dançar comigo!?".

Porra!!! Nada contra o bom e velho funk e o novíssimo eletrônico; até curto os 2, mas nada melhor que uma dancinha juntinho no inverno ou no verão. É muito bom! Tem gente que diz que não sabe dançar, e tem gente que diz que dança muito. Eu discordo dos 2 e digo que dança é sintonia. De nada vale 1000 acrobacias e rodadas, se você não sintoniza com a dama, e quando falo de sintonia, não falo de passos sincronizados, falo de uma sintonia diferente que se você dançar, um dia vai sentir.

Tem gente que diz que jogar bola é como dançar, e algumas vezes parece mesmo uma dança. Só que não tem mulher, o que torna a coisa menos agradável. E o pior, além de não ter mulher, tem um monte de homem, todos eles atrás da mesma coisa, a "Bola". Resumindo, acho que no futebol há sim um pouco da dança, e quando falo isso, não digo esses passinhos dos caras do Santos, ou o famoso "Armeration". Falo da dança do jogador com a bola. E pensando nessa direção, vou dizer quem dança ou dançou o que, no mundo do futebol:

Samba: falar de samba e futebol brasileiro é bem difícil já que associa-se os 2 sempre, mas quem mais me lembra o samba em seu trato com bola é o Garrincha. Quando vejo as imagens dele, lembro de samba. Deve ser porque, sempre quando aparece uma imagem dele, tem um sambinha tocando de trilha sonora.

Tango: esse não tem como! Já foi motivo de várias matérias esportivas, mas não tem como fugir do clichê: tango é com Riquelme! Ele parece a personificação do tango, com aquela melancolia e genialidade, lenta e intensa ao mesmo tempo.

Valsa: uma dança elegante, de passos suaves sem muita força. Com essas características penso logo no Zidane (melhor estrangeiro que vi jogar), que jogava sem fazer força - na única vez que ele usou a força em um jogo, foi expulso, quando cabeceou o Materrazzi e perdeu a Copa do Mundo.

Bem, ta bom já. Se você pensar em outra dança que lembre um jogador, me avisa. Com certeza, tem muito outros caras que remetem a outros sons.

"E Pra Não Dizer Que Não Falei De..." Boua!
A boa dessa semana que vai entrar é ir dançar! Seja no forró, no samba, ou no show do Bebeto, vá dançar!!!!

Aposto que o casal aí "não sabe" dançar. Mas quem foi que disse que isso importa?

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Queimando o Filme! - Zumbis, Romances e Babá Mágica

E cá estou eu de novo. Por mais essa sexysta-feira, nosso amigo Rodrigo Cachorrão estará ausente de suas funções como colunista deste espaço. E, sendo assim, como editor dessa budega - e porque o show/buteco não pode parar - estou novamente com vocês contando as novidades sobre a Sétima Arte.

Pra começo de conversa, acabei de ler na boa coluna do jornalista Marcelo Barreto, no globoesporte.com, que um dos astros do basquete americano, Steve Nash, quer seguir carreira como cineasta. E já lançou seu primeiro filme: Into the Wind, documentário que conta a história de um maratonista que teve a perna amputada, mas não desistiu de seus sonhos, blá blá blá. Mas até aí, que se foda! correto? O lance é que o Nash quer fazer um filme sobre o Pelé até a Copa de 2014. Aí eu vos pergunto: por que razão um sujeito do basquete como ele se interessaria pelo nosso amado esporte bretão? É um oportunista, né não? Ô Nash! Ô Nash! Vai tom...

Bem, sobre as estreias da semana, não tem nada de bom. Na boa. A menos que você goste de água com açúcar. Ta bom, ta bom. Eu sei que têm mulheres que vêm aqui de vez em quando, mas nem pela maravilhosa Jennifer Aniston eu veria esse Coincidências do Amor (Comédia Romântica - The Switch - EUA, 2010. Direção: Will Speck e Josh Gordon. Com: Patrick Wilson, Jason Baterman, Jeff Goldblum). Essa historinha de mulher/madura/bem sucedida que resolve fazer produção independente pra ser mãe, se apaixona pelo melhor amigo em meio a um monte de confusões não cola. Não pra mim. Assim como o infantil(íssimo) Nanny McPhee e as Lições Mágica (Nanny McPhee and the Big Bang - Grã-Bretanha, 2010. Direção Susanna White. Com: Emma Thompson, Maggie Gyllenhaal, Ralph Fiennes, Rhys Ifans, Maggie Smith). Na boa! Quando eu era criança, já achava esses filmes de "babá mágica" um saco. Imagina agora? Não me importa se é no meio de uma guerra, se é uma família do campo e outra da cidade. História de "babá mágica" não dá de qualquer jeito! Mas fico me perguntando se tem alguma coisa de errado com as crianças britânicas pra fazerem um filme como esse...

Por incrível que pareça, mesmo ele tendo estreado oficialmente há uma semana, levo fé no blockbuster Resident Evil 4: Recomeço (Ação/Horror - Residente Evil: Afterlife - EUA, 2010. Direção: Paul S.W. Anderson. Com: Milla Jovovich, Ali Larter, Spencer Locke, Jason O'Mara, Wentworth Miller, Shawn Roberts, Boris Kodjoe, Kim Coates, Sienna Guillory). Pelas cenas de ação, efeitos especiais - tem em 3D - e, claro, pelas belas Milla Jovovich e Ali Larter. A história é a mesma de sempre. Mundo pós-apocalíptico repleto de zumbis, monstros, mulheres e armas. Outra estreia de hoje que pode surpreender é Baarìa - A Porta do Vento (Comédia Romântica - Baarìa - Itália/França, 2009. Direção: Giuseppe Tornatore. Com: Francesco Scianna, Margareth Madè, Monica Bellucci). Obra autobiográfica do diretor, o filme, à la Cem Anos de Solidão, de Garcia Márquez, é uma saga épica sobre a vida, morte, amor e ódio de uma família da Sicília, na Itália, desde a década de 30, passando pela II Guerra e o fascismo, e chegando aos anos 70. Pra quem curte história, romantismo e belas paisagens, promete ser um prato cheio!

E pra fechar, estreia hoje no Festival de Toronto, no Canadá, uma coprodução brasileira que promete remexer com os tupiniquins mais nacionalistas. Trata-se de Rio Sex Comedy (EUA/Brasil, 2010. Direção: Jonathan Nossiter. Com: Charlotte Rampling, Bill Pulman, Irène Jacob, Herson Capri).  Para o terror dos César Maias da vida, o filme tenta refletir o lado cômico da imagem que o Rio tem no exterior, como a paixão pela cirurgia plástica, o contraste entre morro e asfalto, e as beldades cariocas. Por ser feito por um americano-brasileiro (Nossiter tem dupla nacionalidade, além de esposa e filhos brasileiros), o filme deve causar mais polêmica do que risos em terras tupiniquins, mas só porque somos muito moralistas, já que um filme com essa ideia feita pelo Casseta & Planeta ou pelo Pânico seria sucesso total. Na dúvida, é só esperar o Festival do Rio, no mês que vem, pois Nossiter e parte do elenco já confirmaram presença para o lançamento do filme nas telonas verde-amarelas...

Minha primeira lembrança dela é em De Volta À Lagoa
Azul, de 1991. Hoje, depois de 19 anos, Milla Jovocich,
aos 34, continua com a mesmo rosto inocente. Imagina
agora ela com roupa colada, uma renca de armas e em 3D?
Só por ela, já vale dar uma conferida em Resident Evil 4.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Filosofia de Quinta - De Baixo Pra Cima

Olá caros amigos de copo! Estava eu ontem no Twitter tendo um debate filosófico sobre machismo e homossexualidade com uma amiga e comecei a me incomodar com uma coisa bem comum para quem usa internet com atualização diária.

Você já notou que, seja nos blogs, sites de relacionamento, como Orkut e Facebook, e o próprio Twitter, as atualizações nos forçam a uma leitura "de baixo pra cima"? Toda vez que alguém quer ou precisa escrever algo que supere o limite de caracteres, precisa lidar com isso. Uma exposição no Twitter, por exemplo, que ultrapasse os 140 caracteres, vai ter seu final sobre seu início. Da mesma forma aqui no blog, no Orkut, ou no Facebook. E aí me veio uma série de perguntas que decidi dividir com vocês.

A primeira delas - a primeira coisa que pensei - é a seguinte: será que no futuro próximo, os livros serão escritos "de baixo pra cima"? Ou os jornais? Eu entendo que seja realmente mais fácil e mais ágil que as informações mais recentes estejam no topo da lista. Ajuda e muito quando se faz uma consulta rápida, como é a maioria, aliás. Mas ao refletir sobre isso, encontrei um pequeno problema. Informação sem contexto. Porque aqueles que não tiverem paciência, verão apenas isso. Uma informação final que, muitas vezes, poderá não refletir com exatidão seu verdadeiro propósito - perdendo assim sua finalidade, que é de informar, ora bolas. Se eu começo a expor uma ideia sobre o bom time do Fluminense, por exemplo, que é bom, arrumado taticamente, com um grande treinador e um elenco qualificado, e concluo essa ideia dizendo que esse time não será campeão, o interessado nessa ideia que ler apenas seu desfecho, não terá uma informação completa. Da mesma maneira é nos meios de comunicação na net que se baseiam em atualizações diárias e/ou frequentes. Entende o problema?

Ainda nessa linha, me pergunto se essa superficialidade que reina nas relações pessoais de nossa atual sociedade não está se movendo também para outros campos? Não só não nos preocupamos com a falta de contexto dessas informações como também não queremos saber disso. "Não há tempo", dizem. "A sociedade de hoje é veloz", argumentam. E fico me perguntando... Será mesmo? O quanto de tempo poupamos realmente por viver só de conclusões? Mesmo como jornalista, publicitário, escritor e roteirista, sou um defensor da escolha pela qualidade em detrimento da quantidade, seja do que for. Inclusive o tempo.

Ontem, também no Twitter, escrevi após a vitória do Flamengo algo que algumas pessoas consideraram oportunismo, quando disse que sempre defendi que o Diego Maurício, autor de um dos gols ontem, não deveria ter saído do time rubro-negro. Escrevi sobre isso aqui no nosso blog/bar - agora novamento - de todos os dias no dia 9 de agosto. Se você vem aqui com frequência, acompanha e tudo mais, deve ter lido a coluna Ressaca Esportiva "Ruim Por Ruim, Melhor os Nossos!", onde digo - e repito agora - que pra jogar com um monte de atacante pesado, fora de forma e sem ritmo de jogo, melhor botar a molecada do Mengão pra jogar! A mesma coisa escrevi lá há alguns meses, mas para quem só viu a frase de ontem, pode ter parecido mesmo oportunismo falar de um garoto que, exceto pelas tranças fashion e pelo apelido de Drogbinha (em alusão ao atacante marfinense astro da última Copa do Mundo, Didier Drogba), não tem destaque algum nem na própria torcida do Mengão. E eis aí de novo o problema de se olhar apenas as conclusões. Pois, quando se falava que "não se deve tirar conclusões precipitadas", jamais se poderia imaginar uma era onde isso não só é normal e comum, como também quase uma obrigação.

Então, quando for olhar alguma coisa em veículos que usam essa forma de atualização, "de baixo pra cima", cuidado. Pode valer a pena "perder" um pouco do seu tempo caçando o que estava ali antes, ao invés de ficar com apenas uma conclusão. Principalemente nessa época tão importante que é a da Eleição...

"Pra Não Dizer Que Não Falei De..." Pitacos da Rodada
Pífio! Muito pífio! E olha que na última rodada eu achei nada podia ser pior que aquelas apostas... Ledo engano. Confere só.
Flu 1x2 Corinthians: Botei 2x2. Fui levar fé nos tricoletes, ó o que deu!
Goiás 4x1 Botafogo: Me-Fu! Mesmo sem 5 titulares, achei que o Fogão arrancava um 2x2 desse time de merda...
Cruzeiro 4x2 Guarani: Acertei na Raposa, mas botei 3x1.
Grêmio 1x2 Palmeiras: Fui de Grêmio 4x2. Mas Palmeiras e Flu só me fodem no bolão...
Greminho 1x2 Fla: Mengão ganhou, rapá! Mas botei Fla só 1x0.
Santos 4x2 Atlético/GO: Tava acertando no Atlético 2x1 até os 30 do 2º tempo, quando Madson empatou o jogo e ajudou na virada do Peixei. Me-Fu! de novo...
Vitória 0x0 Ceará: Maldição! Apostei no Ceará, 2x1 seco.
Atlético/PR 2x1 Altético/MG: Levei fé no Obina e cravei Galo 3x1, mas apesar de ter feito unzinho, nem ele salvou dessa vez.
Placares Certos 0. Resultados Certos 2. Resultados Errados 8.
Um desastre completo! Só por isso, na próxima 4ª Sem Gelo, darei uma pausa nos pitacos do Brasileirão e falarei só sobre a Liga dos Campeões. Eu sei, eu ia falar disso hoje, mas Ronaldinho e Messi jogaram demais nessa rodada. E eles não precisam de comentários...

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

4ª Sem Gelo - Brasil da Bola

Meus caras amigos de copo, sejam bem vindos! Pra começo de conversa, vou direto falar sobre a rodada do Brasileirão desse meio de semana. Tem jogão valendo a liderança entre Fluminense e Corinthians, hoje, no Engenhão. E sem xorumelas, vou logo avisando. Vai dar empate esse jogo. Mesmo sem Emerson, Fred, Ronaldo e Dentinho, acho que dá uns 2x2, afinal Washington, Conca, Deco, Bruno César, Jorge Henrique e Elias ainda serão atrativos da partida de logo mais. Agora, se engana quem ta achando que esse jogo aí será final antecipada, hem... Fogão, Cruzeiro e Inter tão no páreo!

Por falar no Fogão, hoje vai duro bater o Goiás. Não por ser no Serra Dourada, nem muito menos porque o time do Jorginho valha mais que uma paçoca e uma mariola, mas sim por conta dos desfalques que o Papai Joel tem. Sem os Marcelos Cordeiro e Mattos; Somália, Jobson e Herrera a coisa pode complicar pro Fogão. Vou de empate de novo nesse jogo. Bota aí outro 2x2 e passa a régua! Já o Cruzeiro sapeca o Guarani em Minas. Apesar do Bugre estar subindo - olho vivo nesse Mazzola! -, o time do Cuca terá a volta de Montillo e Wellington Paulista, e embora este não faça falta a ninguém, dá Cruzeiro 3x1. Já o Inter pega uma parada dura amanhã. Ta ok, todo mundo já sabe que o time do São Paulo é bem fraco, mas dentro de casa e com Rogério em boa fase, capaz do Tricolor do Morumbi ficar com esses 3 pontos. São Paulo 2x1 Inter.

Nos outros jogos, aposto em novo tropeço do Santos contra o Atlético de Goiás - ou seria de Elias? Mesmo na Vila, acho que o Neymar ta reclamando demais e jogando de menos. Dá Atlético 2x1. Falando em Atlético, aliás, o paranaense recebe o mineiro e vai provar que no futebol, num tem pro namorado da Madonna não. Só Obina salva. Galo 3x1, mesmo fora de casa. Ainda sobre salvação, eu bem que avisei que o Renato ia dar jeito nesse time do Grêmio. E hoje, vai provar isso de vez, sapecando a baba do Palmeiras: 4x2, sem apelação ou reclamação da arbitragem, hem Felipão. Pra fechar, dois joguinhos mortos. Vitória x Ceará - vai dar Ceará 2x1 lá no Barradão mesmo. E Greminho x Flamengo - que, pelo amor dos meus filhinhos, perder para este time de merda do Grêmio Cigano não dá, né Mengão. Ou é hoje ou não é mais! Fla 1x0. Opa! Quase esqueci do Vascão, rapaz. Meus camaradas Julio Bolo e Thiago Pereirinha iam me matar aqui. Pior é que o jogo é contra o time do Lopes, né. Ou ele já caiu? Porque o Hawaii ta descendo a ladeira já faz tempo... E sendo assim, dá Vasco, claro. Mas só 2x1 porque depois que tiraram o Nunes, o ataque do time da Colina desandou a ficar parecido com o do time da Gávea...

Bem, galera. É isso. Ah sim, daqui a pouco, às 15h30, tem Milan x Auxerre pela Liga dos Campeões. Não sei a escalação rossonera, mas pode ser uma boa chance de ver o novo Milan em ação. E falando em Liga dos Campeões - Champions é o caralho! - amanhã eu volto dando uma palhinha da rodada de estreia da fase de grupos pra vocês.


segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Ressaca Esportiva - No Fogo

Caros amigos de copo! Perdoem-me pelo atraso gigante, mas tive que resolver uma porção do merda na rua devido à perda da minha carteira. Ainda não to acreditando nisso. É azar demais para um dia só. Mas tudo bem, vida que segue. Vamos ao que interessa.

O que no caso, hoje, é o Brasileirão. Já to cansado de ouvir um monte de gente na imprensa desmerecendo o Botafogo. Não sou botafoguense, como quase todo mundo aqui já deve saber. Mas não aguento. Só ontem, depois de vencer o nhé nhé nhé do São Paulo, com autoridade, é que os caras tiverem que dizer, "é, o Botafogo chegou...". Porra, não fode! O Fogão vem jogando bem e batendo em geral já há várias rodadas. Era óbvio que ia chegar! Bastou o próprio São Paulo vencer 3 partidinhas - um delas contra a baba que ta o meu Mengão - que já tinha gente no twitter dizendo que o Tricolor ia brigar pelo título e pela Libertadores. Gente séria da imprensa. Porra, chega dessa babação de ovo, né. Ninguém aguenta mais!

Agora geral tem que dizer o óbvio! O time de Joel Santana é candidato ao título sim, por que não? Tem um goleiro espetacular, uma dupla de zaga que não compromete e ainda tem feito gols, um dos melhores volantes atuando no Brasil, que é o Marcelo Mattos, e um grande número de jogadores no ataque que têm resolvido quando precisam. Ora Jobson, ora Maicosuel, agora Loco Abreu. O Botafogo pode ter lá suas deficiências, mas é sim um time extremamente competitivo e competente. E provou isso ao bater - e repito: com autoridade - o Santos dentro da Vila e o São Paulo no Engenhão. Claro que não é um mega time que vai atropelar todo mundo, mas chega de achar que o Botafogo é um intrometido ali na ponta da tabela que logo logo vai cair. O Fogão não é Ceará e Avaí não!

E digo mais! Boto minha mão no fogo com vocês que termina esse Brasileirão na frente do Flu. O Tricolor das Laranjeiras pode ter Muricy, Conca, Deco e os caralhos, mas tem uma defesa fraquíssima! O Gérson Canhotinha fala disso desde o ano passado. E ele tem razão. É fraca mesmo. Se não vinha levando muitos gols era exclusivamente devido ao esquema com 3 zagueiros e as ótimas fases vividas por Mariano e Carlinhos. Saiu um zagueiro pro Deco entrar e o Carlinhos se machucou. E o Fluzão começou a cair.

E falando no departamento médico do Fluminense... Que vergonha hem! Alguém pode me explicar como é que pode um time que é patrocinado por uma das maiores empresas de saúde desse país ter tanto problema médico? Sério. Eu jamais faria um plano de saúde da Unimed. Porra, toda hora os caras tão no departamento médico. As lesões dos jogadores do Flu demoram 3, 4, 5 meses pra recuperar. Que departamento médico é esse? E ainda vão ficar brigando mesmo? É o que; virou moda agora? Todo o ano o Fred vai demitir um dos médicos do Flu? Porra, pra mim, a única culpa do médico é não ter visto que o Fred é um bichadinho. Se somar todos os jogos do Fred no Fluminense, capaz de não dar dar um Brasileiro inteiro. E ainda quer ficar reclamando de médico? Vai arrumar o que fazer né, Fred. Ta preocupado que o Washington ta resolvendo e ninguém mais fala de você, é? Dobra o esforço, querido. Reclamar é mole. E ainda ouvi um jornalista falar na internet que nem nas Laranjeiras o sujeito vai, porque os médicos, à pedido dele, deram um jeito de fazer todo o tratamento na casa dele. Depois não gostam que a galera aqui do Rio diz que o Fluzão é um time cheio de frescura. Porra, é mesmo!

Mas isso ninguém fala. Como ninguém dá crédito ao Fogão. Como ninguém diz que esse time do São Paulo é uma merda. Como ninguém diz que tem que barrar esses malucos sem ritmo do Flamengo. E como ninguém diz que com Luxa e tudo, se continuar desse jeito, o Atlético Mineiro vai voltar pra Série B. Mas agora eu digo.

O Fogão de Loco Abreu continua subindo a possos firmes enquanto o Fluzão vai
descendo a ladeira. Quer a diferença? Loco Abreu esquentou banco, ficou quieto, e
voltou fazendo o que sabe fazer melhor, gols. E o Fred só quer reclamar de médico...

sábado, 11 de setembro de 2010

Visita de Findi - VIDA, por Charles Chaplin

Caros amigos leitores, quero começar meu post pedindo desculpas pelo sumiço repentino. É muito difícil postar com a Internet (para blogs) bloqueada na empresa!!! E admito que não tenho muita vontade de ligar o PC de noite, já que passo o dia olhando pra um! Recentemente, li um texto de Charles Chaplin que chama VIDA, e simplesmente adorei. Segue abaixo... Espero que vocês gostem!

"Já perdoei erros quase imperdoáveis, tentei substituir pessoas insubstituíveis e esquecer pessoas inesquecíveis.
Já fiz coisas por impulso,
Já me decepcionei com pessoas quando nunca pensei me decepcionar, mas também decepcionei alguém.
Já abracei pra proteger,
Já dei risada quando não podia, Já fiz amigos eternos,
Já amei e fui amado, mas também já fui rejeitado,
Já fui amado e não soube amar.
Já gritei e pulei de tanta felicidade,
Já vivi de amor e fiz juras eternas, mas "quebrei a cara" muitas vezes!
Já chorei ouvindo música e vendo fotos,
Já liguei só pra escutar uma voz,
Já me apaixonei por um sorriso,
Já pensei que fosse morrer de tanta saudade e... ...tive medo de perder alguém especial (e acabei perdendo)!
Mas sobrevivi!
E ainda vivo! Não passo pela vida...
e você também não deveria passar.
Viva!!!
Bom mesmo é ir a luta com determinação,
Abraçar a vida e viver com paixão,
Perder com classe e vencer com ousadia,
Porque o mundo pertence a quem se atreve E
A VIDA É MUITO
para ser insignificante"

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Queimando o Filme! - Algumas Definições...

Confesso que não ia escrever nada aqui hoje. Acordei bêbado de ontem ainda e tava sem o menor saco de vir aqui. Mas entre um pensamento e outro, e porque me fez bem demais reencontrar a Ray, lembrei que tenho algumas definições curiosas sobre a vida. Não sei se todo mundo faz isso, mas eu sou viciado em definições. Defino tudo. Coisas, sentimentos, pessoas. Não é um julgamento, não. É mais que isso. Eu observo uma coisa e fico pensando sobre ela - coisa de filósofo, diziam alguns - até encontrar algo que a defina. É quase como um MMC, só que com palavras. Quem ver um exemplo?

Música. Meu pai dizia que se você quer dar um CD de presente para alguém de quem você não conhece o gosto, escolha um João. João Bôscoli, João Gilberto, e em outras línguas, John Lennon, Elton John, Johann Sebastian Bach et cetera. Se a pessoa for apreciadora de música boa mesmo, não tem erro.

Futebol. Pra mim, é a Seleção Brasileira. Principalmente de 70. Mas vale a de 82 também. Aquilo sim era futebol. E continua sendo até hoje. Talvez por isso a gente fique tão triste vendo aqueles mulambos vestindo a camisa amarela mais famosa do mundo. É tão certo isso que mesmo quem não curte futebol pode concordar.

Livro já depende. Se for pra rir, Luís Fernando Veríssimo. Pra pensar, Friedrich Nietzsche ou Herman Hesse. Pra se entreter e se divertir, Agatha Christie, Steven King e Gabriel Garcia Márquez. Agora, se for pra ficar paranóico, aí é Nelson Rodrigues. Certo! Cara, não tem como você ler mais de 10 histórias dele e não pensar: ta ok, eu sou corno. Duvido!

Filme é Steven Spielberg e George Lucas. Fim de papo. Você pode até dizer outro nome, mas se gosta mesmo de cinema, vai terminar a frase com, "é, mas eles são pica mesmo". Porque não tem jeito. Os caras são fodas de verdade! Se botar os dois juntos, é sucesso de bilheteria, renda e crítica, com certeza. Com qualquer história.

Mulher, pra mim, é ruiva. Eu até to numa fase de apreciar as loiras e posso perder o rumo por uma bela morena a qualquer hora, mas as ruivas são incomparáveis! Aqueles cabelos vermelhos dão uma ar de mistério, não dão não? Pra mim, dão. E mulher sem mistério é igual a... Porra, sei lá! Mulher sem mistério não dá. Mas deixo claro desde já que mistério não é mentira, hem mulherada...

Tem outras definições, como:
Sexo com prostituta é masturbação por outros meios.
Homessexual escrachado é mulher satirizada - eu ia escrever viado mesmo, mas sei lá, né; vai que levo um processo...
Bebida é uísque. Eu nem consigo mais apreciá-lo sem que meu fígado reclame só de sentir o cheiro, mas continuo convicto.
Comida é estrogonofe - mas sei lá porque um prato russo feito de leite talhado e resto de carne durante uma guerra lá me agrada tanto.
Vício é beber dois copos d'água quando um já matou a sede. To contigo, Yoko Ono!
Cidade é Rio de Janeiro. E depois Belo Horizonte. Ah, que saudade de Minas...
Felicidade é droga. Daquelas bem viciantes, que iludem e paralizam, mas que todo mundo adora usar, e se pudessem, teriam várias overdoses.
Viagem, pra mim, é pro Egito ou pra Grécia. Mas isso só porque adoro história antiga.

Bem, acho que já chega, né... Cansei. Mas e as suas definições, quais são?

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Filosofia de Quinta - Comida na Geladeira

Quando você é solteiro e mora sozinho, algumas coisas mudam na sua vida. Como, por exemplo, a alimentação. Uma das coisas mais preocupantes na vida de um homem solteiro é, sem dúvida, a alimentação. Dependendo do caso, isso pode nem ser um problema, se você sabe cozinhar. Mas o horário e o que comer passam a ser uma dúvida. E das grandes. Mas o maior problema disso tudo ocorre na hora de guardar a comida.

Você pode estar se perguntando muitas coisas, e até porque você está perdendo tempo lendo isso, mas tenha certeza de que enquanto você decide se continua a ler ou se vai olhar aquele e-mail com as fotos da Playboy do mês que o seu amigo te mandou, é melhor conferir se a comida já está na geladeira. Porque, acredite, guardar a comida na geladeira é muito importante. E por vários motivos.

Um dos principais, claro, é que não guardar a comida na geladeira vai aumentar drasticamente o número de baratas pela sua casa. Pode ser difícil acreditar que um bicho que sobrevive a explosões nucleares precise de comida pra sobreviver – principalmente da sua comida – e é óbvio que guardar a comida na geladeira não vai diminuir o número de baratas no mundo, mas pelo menos vai diminuir o número delas na sua humilde residência e, possivelmente, fazer com que elas passem a semana na casa do seu vizinho chato e não na sua.

Outro motivo importante e pouco lembrado quando se trata de guardar a comida na geladeira, é que, quando você guarda a comida lá, você sempre acaba assaltando a geladeira no processo, seja pra comer ou pra beber alguma coisa. Muita gente não percebe, mas ao fazer isso, você está maximizando o potencial do seu aparelho que, com menos coisas dentro, consumirá menos energia, terá um tempo de vida útil maior, e ainda por cima, ajudará a preservar o planeta.

Além do mais, guardar a comida na geladeira ainda é politicamente correto. Sim, porque ninguém faz comida pra guardar. Você faz, come, e – às vezes – sobra. Logo, guardar a comida na geladeira também é um ato implícito de evitar o desperdício de alimentos. Pensa bem. Se você guarda a comida na geladeira, é porque você já fez comida e comeu – saco vazio não pára em pé – e se você é como eu, que bebe pra caralho, comer é sempre bom. Se você guarda a comida na geladeira, ela normalmente não estraga. Se não estraga, não vai fora. Ecologia. Porque conseqüentemente, não polui o meio ambiente em algum terreno baldio que virou lixão por aí.

Viu só? Guardar a comida na geladeira é um ato de preservação. De autopreservação, ainda por cima. Só não pode esquecer de comer a gororoba depois, porque poucas coisas são piores para um solteiro que mora sozinho do que limpar a geladeira depois que a comida guardada estragou...

Claro que você fazer isso! Mas não esqueça de guarda um
espacinho para guardar a gororoba que sobrou do almoço.

"Pra Não Dizer Que Não Falei De..." Pitacos da Rodada
Pois é... Mais uma vez, não fui feliz nos pitacos. Mandei 50% de acertos nos resultados e 2 placares invertidos. Sem mais, vamos ao resultado final.
Cruzeiro 1x0 Inter: Ah, vai. Mandei Cruzeiro 2x1.
Flu 3x1 Ceará: Merda! Eu fui de Flu 2x1.
Goiás 3x1 Guarani: Ahá, acertei! Mas errei o vencedor.
Grêmio 2x0 Atlético/GO: Outro quase. Mandei Grêmio 4x2.
São Paulo 2x0 Fla: Placar certo. Mas apostei no Fla.
Vitória 1x1 Palmeiras: Fui de Verdão 1x0. Só eu mesmo...
Placares Certos 0. Resultados Certos 3. Resultados Errados 3.
Pífio de novo! Tomara que os jogos de hoje me dêem um levante... rs

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

4ª Sem Gelo - Pitacos e Palpites

Olá, caros amigos de copo! Sejam bem vindos de volta do feriado ao seu blog/bar de sempre. Antes de cornetar a rodada do meio de semana, tenho que dizer que apesar de não entender nada de basquete, deu aquela dorzinha no fim do jogo de ontem, vendo a argentinada comemorando e os brasileiros chorando. Sempre dá, né. Se perder é ruim, perder para os hermanos é pior ainda. Mas, segundo meu camarada Bolo, o time da Argentina era melhor mesmo. Bola frente. E até a próxima - fazer o que?

Enfim, vamos à rodada de abertura do returno do Brasileirão 2010. Campeonato esquisito, que tem um G6 para a Libertadres na parte alta da tabela, e que tem Grêmio e Atlético Mineiro brigando contra a maré lá de baixo igual aqueles peixes da Pororoca.

A 20ª rodada do Brasileirão começa às 19h30, com 4 jogos bem interessantes:

Cruzeiro x Internacional: esse jogo promete! A Raposa, 6ª colocada, e em casa, tem tudo para encarar de frente o forte campeão da América, 4º lugar no Brasileiro. Deve ser um jogo aberto, bem jogado, e cheio de cartões, como sempre. Mas o time mineiro ta em casa e leva hoje. Cruzeiro 2x1. Suado.

Fluminense x Ceará: o líder Fluzão que não espere vida fácil contra o Vovô. Apesar de estar em queda livre (11º lugar) desde a saída de PC Gusmão, o Alvinegro Cearense tem um time acertado e dificil de ser batido. Ainda assim, deve dar Flu. Põe 2x1 de novo.

Goiás x Guarani: ô joguim maisomenos esse, hem! Não acredito no Goiás, exceto que em 2011, finalmente, verei-o na tela da Rede TV. Já o Bugre, 9º colocado depois de bater a dupla Fla e Flu em Campinas, tem tudo pra continuar sua escalada na tabela. Vence fácil o lanterninha Esmeraldino e empurra essa porra pro fundo do poço de vez. Guarani 3x1.

Grêmio x Atlético Goianiense: eu veria esse jogo, com certeza. Do jeito que o tal de Elias ta jogando, e do jeito que a defesa gaúcha ta, vai ser um jogo pra frentex, cheio de ataques e muitos gols. Mas no Olímpico, Mestre Jonas manda. Vitória do Imortal de Renato Gaúcho (16º) sobre o Dragão goiano (18º). Crava Grêmio 4x2.

Fecham a rodada de hoje mais 3 jogos, às 22h (21h45, como sempre):

Atlético Paranaense x Corinthians: duelo dos ex-Santo André, Branquinho e Bruno César. Bom duelo, diga-se de passagem. Depois de amargar a lanterna antes da Copa, o Furacão decolou e já é o 7º, fungando no cangote dos líderes. Como o vice líder Corinthians não vence ninguém fora do Pacaembu, mesmo com a volta do Fenômeno, dá Atlético 3x2.

São Paulo x Flamengo: digam o que quiserem, mas hoje dá Mengão, certo! E com gols de Dievid e Diogo. O Tricolor, que desceu do salto, voltou a jogar bola e já ocupa a 10ª colocação, ta cheio de desfalques. Como fiquei sabendo que o Vágner Love teve no Fla (14º) ensinando os caras, vai dar Mengão na cabeça! Põe 2x0 aí.

Vitória x Palmeiras: eu avisei... Quando vi aquela bronca do Toninho Cecílio no maluco semana passada, eu avisei que a fritura do sujeito ia começar. Cheirando à Série B, o Vitória (15º) empatou com o Inter em casa em 0x0 e levou uma surra de 4x1 do Atlético em Goiás. E hoje, mesmo com o Palmeiras (12º) aos trancos e barrancos, vai perder de novo. Pode apostar. Palmeiras 1x0.

É isso galera. Amanhã, fecham a rodada Vasco 3x0 Atlético Mineiro; Santos 2x2 Botafogo; e Greminho 1x2 Hawaii. Até lá, com o placar dos pitacos e a Filosofia de Quinta!

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Ressaca Esportiva - Adeus Maracanã!

Se você chegou agora, seja bem vindo. Mas se entrou aqui há alguns minutos, deve ter estranhado que a coluna mudou. Eu passei a manhã toda escrevendo sobre o término do 1º turno do Brasileirão, analisando os favoritos ao título, à surpresa e ao rebaixamento. Mas quando saí pra fumar, me bateu um sentimento estranho, uma saudade enorme de alguma coisa. Então, liguei a TV e... Lá estava o adeus ao Maracanã.

Adeus pode ser uma palavra muito forte pra você, mas a reforma para a Copa de 2014 será tamanha que, apesar de parte da estrutura e do nome, pouco há de ficar do atual Estádio Jornalista Mário Filho. E aí bateu aquela saudade!

Eu não sei você, mas eu cresci com Ele, o Maracanã. Ele, assim, com inicial maiúscula, de quem é gigante, imensurável e infinito, que era como eu o via quando criança e o vi, de dentro, pela primeira vez, provavelmente com 4 ou 5 anos, segundo meu pai contava. Confesso que minhas lembranças dessa época são poucas. Lembro, claro, da multidão de um tempo onde mais 100 mil pessoas se misturavam, em pé sobre o concreto, num mesmo sorriso ou numa mesma lágrima, como se mais nada no mundo houvesse se não aqueles 22 guerreiros, desarmados, tendo "em punho" apenas seus corações e seu talento.

Sou um homem de muita sorte por ter visto, daquelas arquibancadas, a Seleção Brasileira de Zico, Sócrates, Reinaldo, Cerezo, Falcão, Leandro, Júnior, Edinho, Oscar & Cia num jogo contra o Paraguai de Romerito. Poderia certamente procurar a ficha deste jogo agora na net, mas prefiro ficar com as minhas lembranças de criança. Das histórias que meu pai contava de quando perguntei se alguém estava passando mal quando o estádio inteiro entoou os gritos de "Doutor! Doutor! Doutor!", ou do porque parte da torcida do Brasil gritava eufórica o nome de um jogador do adversário. Salvo nesses anos da infância, nunca mais fui com meu pai ao Maracanã. E nunca mais irei.

É engraçado dizer isso, mas só depois veio o Flamengo. Não como time, como paixão. A primeira vez no Maracanã, para qualquer Rubro-Negro, é como perder a vingindade. Só que mais emocionante. É indescritível, inenarrável, a sensação de que você não faz parte apenas de uma torcida, de um grupo de pessoas com algo incomum, mas sim de uma Nação. Conheço inúmeras histórias de torcedores de outros times, inclusive do Rio, que se arrepiaram quando foram pela primeira vez ao Maracanã na torcida do Mengão. Não é desrespeito nem traição, é mágico mesmo! Uma emoção que eu jamais vou esquecer e que indico a qualquer um que visite o Rio de Janeiro, assim como ver o pôr-do-sol no Arpoador, dar um passeio pelos bondes do Pão-de-Açúcar e Santa Teresa, e a famosa ida ao Cristo Redentor. Só quem já sentiu sabe o que é.

Depois de mais velho, fui menos vezes ao Maracanã. As idas foram diminuindo conforme cresceu a violência, o preço exorbitante dos ingressos e a falta de consideração dos dirigentes com o torcedor. Não vi grandes conquistas dentro do Maracanã, mas vi grandes jogos e grandes campeonatos - às vezes campeonatos inteiros, exceto a final. Coisa de maluco, eu sei, mas não me arrependo. Não pela conquista. Só pelo Maracanã. Aprendi a gostar tanto da cerimônia solene que é "A Ida ao Maracanã", que já fui até ver jogos de outros times. Já sentei na torcida do Fluminense e do Vasco, sem problemas, só pelo Maraca. Poucas cenas se comparam à beleza do estádio lotado, num fim de tarde de domingo, a auréola sobre os anéis superiores, e a emoção da partida. Vale por si só. Seja qual o for o resultado, o time ou o campeonato. Se você nunca foi, sorte a sua.

Porque você será o único a não entender porque tantos corações se apertarão durante os próximos 3 anos; o único a não acordar triste num domingo de sol em que seu time vai jogar no Rio; a não se sentir meio vazio quando for a qualquer outro estádio; e, até pela TV, achar que está faltando alguma coisa quando vir seu time jogar...

Sorte nossa, cariocas, saudosistas e amantes do bom futebol, que não há tristeza que dure para sempre. Sorte dos que ainda irão ao Maracanã pela primeira vez e verão a Seleção de Ganso, Neymar, Pato, Thiago Silva, Júlio César, Kaká & Cia, e talvez tenham a mesma sensação que tive no estádio vendo a Seleção pela primeira vez. É, a espera será longa... Tanto e tão dolorosa quanto um jejum de títulos. Mas continuaremos aqui, para sempre fiéis, pacientes e apaixonados, até que você abra seus portões novamente para nós. Até breve, Maracanã!

sábado, 4 de setembro de 2010

Doidão tudo fica Bom - Papo de Preto

Bem rapaziada, estou de volta depois de um longo tempo no deartamento médico e peço desculpas pela minha longa ausência.

Na minha volta vou falar de Basquete e Hip-Hop, coisa de preto porra!!! Então se você não é negão, nem continue lendo esse "Pock Focken Text".

Eu gosto do hip-hop e de basquete; não sou nenhum especialista, mas sei diferenciar o que é bom do que é ruim, e estou animado com o panorama atual. Muita gente não sabe, mas está rolando na Turquia a Copa do Mundo de Basquete, e o Brasil, que nos últimos anos só vem me decepcionando, decidiu me dar um alento. É verdade que antes de vencer a boa seleção croata (o Brasil não vencia uma seleção europeia no Basquete há 8 nnos), perdemos pros EUA - sem comentários - e para Eslovênia, o que me irritou muito, já que esse jogo era para ganharmos. Bem, para resumir o conjunto da obra, o Brasil ficou em 3º em um grupo que tinha 6 seleções, sendo que uma, eram os EUA (favoritissíma). Tá razoável, mas a boa ou má notícia é que vamos pegar a Argentina nas Oitavas-de-Final. E aí é igual futebol: é clássico!!! Só que no basquete, nos últimos anos, os fregueses somos nós. Ao contrário do futebol, no Basquete os argentinos figuram no topo dos principais campeonatos do Mundo. Foram campeões olímpicos em Atenas 2000, e vice campeões mundias em 2002. São uma das principais seleções do cenário mundial e vem batendo na gente toda vez que nos encontra pela frente. Mas, como diria Galvão Bueno, pegar a Argetina sempre é bom! Ou seria ganhar a Argentina sempre é bom? Enfim, só sei que o jogo vai ser polêmico e eu to meio ressabiado. Essa geração brasileira é ótima, mas sempre quando aperta, ela peida, e isso me deixa muito puto, porra!! Faz tudo certo, chega no fim, faltando uma cesta para ganhar, os cara erram. Sempre da mesma forma, sempre os mesmos erros...

Ok, desta vez vamos dar um voto de confiança para eles e vamos torcer. Mas antes do jogo, que será na terça-feira a tarde, tem o show da Deusa, da Diva, da Nega musa da minha adolescencia, Lauryn Hill; sensacional para machucar geral, cantando as pedras com toda maldade que ela tem no coração, só cutucando a ferida emocional de cada ser. Mas como nada é perfeito, o show será no Citibank "Babylon" Hall, o que para mim, é uma sacanagem! Nossa Diva do Bronks merecia uma casa mais Negra para galera ficar mais "a lá vontê".

"E Pra Não Dizer Que Não Falei De..." Noitadas!
É, abençoados... Nosso fim de semana aumentou devido ao feriadão, e para você que vai ficar na cidade da "Beleza e do Caos", todos os caminhos levam à Casa Rosa domingo (Casa Rosa é igual Pizza. Até quando é ruim, é bom), e segunda, apesar de ser no Citibank Hall, vale muito a pena ver a Lauryn. Beyonce pode ser gostosa pra caralho mas eu prefiro a Lauryn Hill..hehehe

Se você não conhece, dá uma olhada aí:
http://www.youtube.com/watch?v=qGUsF-Whb1g&feature=fvst

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Queimando o Filme! - O Som do Coração

Hoje não é meu dia de postar - já estou assumindo antes que alguém reclame! Mas, eu tinha que compartilhar com vocês a minha emoção, talvez exagerada e feminina ao extremo, mas nem por isso menos verdadeira, em assistir esse filme. Acho que com o passar dos anos estou ficando de coração mole... Rs!

Sei que esse filme não é novo e muitos de vocês já podem ter visto, mas pra mim foi uma grata surpresa. Comecei a ver de tarde, meio que por acaso, entre minhas tarefas diárias, não dando muita atenção, mas algo nele me tocou, e parei tudo que estava fazendo para me transportar para esse mundo de "O Som do Coração".

Esse filme é a mais pura poesia, dor, sinceridade e amor que já vi sendo passado por qualquer dos meios de comunicação dos quais tenho contato. Até mesmo as partes mais fantasiosas fazem-no ser ainda mais verdadeiro. E as músicas são composições emocionantes, repletas de intensidade que só uma alma magnífica poderia compor.

Fiquei realmente inspirada, feliz e completa, como há algum tempo nada me fazia sentir. Como pode um filme fazer isso com alguém? Principalmente alguém como eu, que para quem conhece, sabe que nunca chora com filme algum. Nesse, foi natural sentir as lágrimas caírem - e não pense que foi por tristeza. Foi simplesmente um sentimento de felicidade e contentamento. Realmente me sinto inspirada com minha própria vida depois disso, e grata por ter podido sentir tudo isso novamente! Veja e me conte sua opinião também, ok?

O SOM DO CORAÇÃO (Drama/Musical - Livre - August Rush - EUA, 2007. Diretor: Kirsten Sheridan. Elenco: Freddie Highmore, Keri Russell, Jonathan Rhys Meyers, Leon G. Thomas III, Terrence Howard, Robin Williams, Alex O'Loughlin. Duração: 113 min): Evan é um garoto de um orfanato que possui um dom musical impressionante. Ele é o fruto do encontro apaixonado da violoncelista Lyla e do roqueiro Louis, que foram tragicamente separados pelo pai da moça. Eles seguiram seus caminhos separados sem saber que Evan estava vivo, e com a certeza de que eram feitos um para o outro. Evan nunca perdeu a esperança de encontrar seus pais e em sua busca, ele foge para Nova York, onde recebe a ajuda de Wizard (Robin Williams), um empresário de rua. Uma história comovente sobre a magia da música e o poder do amor.

Este clipe é da minha parte musical favorita do filme. A canção é Something Inside, de Steve Erdody e Jonathan Rhys Meyers.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Filosofia de Quinta - Uma História de Terror

Ai, ai... Mais uma quinta feira, meus caros amigos de copo. E eu sem nada pra escrever... Para variar, errei mais do que acertei nos pitacos da rodada de ontem. Foram 4 erros e 3 acertos - mesmo assim só os resultados, porque placar, errei todos. A boa notícia de toda quinta feira é que, pelo menos, amanhã já é sexta e está chegando o fim de semana. Mas hoje mesmo, to sem assunto. Bem, não totalmente sem assunto, mas sem algum que valha a pena desenrolar aqui com vocês.

Não vou dar pitacos hoje por motivos óbvios: eu sempre erro mesmo e quinta feira não é dia pra isso. Quinta é pra gente refletir sobre a semana, botar a cachola pra funcionar e já preparar o fígado para as alegrias que virão. E olha que ainda tem um feriadão chegando por aí... Opa! Para quem ainda ta pagando o Carnaval 2010 - ou já está pagando o 2011 - e por isso não vai viajar, o Rio é uma cidade cheia de opções. Para quem ta podendo e vai meter o pé na estrada, atenção! Está saindo do forno agora o mais novo Guia de Viagens Ao Vivo No Bar: para você não se arrepender pro resto da vida.

Sim meus caros, porque caso você não escolha bem suas companhias, destino, meios de locomoção e conheça bem como chegar lá, você pode se meter na maior roubada da sua vida - como aconteceu uma vez, numa viagem que quase terminou igual blockbuster de terror adolescente.

Primeiro Passo: Era uma vez 5 amigos que resolveram comemorar um aniversário num sítio que segundo o aniversariante, seria "cheio de mulheres, bebidas e otras cositas mas", e que saíram de casa felizes da vida sem saber exatamente onde era o tal sítio. NUNCA JAMAIS FAÇA ISSO!!! Nunca confie quando um amigo seu te oferecer uma boa imperdível que ninguém sabe onde é. Como repete Seu Cisa, "laranja madura na beira na estrada, ou ta podre ou tem marimbondo por perto". Pode ser teu melhor amigo, teu parente, teu romance, foda-se! Ou esteja pronto para o pior, porque ele sempre pode aparecer...

Segundo Passo: Os 5 amigos pegaram o carro e foram felizes da vida pelo asfalto, depois por uma serra estreita completamente sem luz, por uma cidadezinha de uma rua só e por uma estrada de terra e pedra até que... Que? Que? Havia uma porteira. Agora imagina uma porteira no meio do nada, sem luz a ponto de você não ver um palmo na sua frente? Mexeram no cadeado. Tava fechada. Na dúvida entre prosseguir ou não, eis que surge uma voz rouca do nada: "o que vocês querem aqui?" PRESTE BEM ATENÇÃO!!! Quando o destino - ou seja o que quer que você acredite - tentar impedir você de continuar, pare e volte para casa. Não seja tão destemido. Problemas muito bizarros só são legais quando viram histórias pra contar. Na hora são uma merda! Ou um sinal divino...

Terceiro Passo: A tal voz era de um coroa numa guarita quase invísivel já que não se via porra nenhuma naquele fim de mundo. Então, porteira aberta, os 5 amigos seguiram viagem. Mas sem carro porque a estrada acabou. Só dava para subir num caminhozinho de concreto, que era a única coisa visível naquela escuridão. E eis que então surgiu a pior combinação de uma viagem. O dono da festa, que amenizou "que pena; era logo ali..." e o pau-pra-toda-obra, que completou "porra, se já chegamos até aqui, vamos a pé mesmo!". O LOGO ALI SEMPRE PRECEDE UMA MERDA!!! É fato! Se você tiver um camarada daqueles guerreirões, que topam tudo que é farra, seja rock, funk ou forró, seja longe ou perto, fuleira ou maneira, então, aí que a merda é maior ainda. Nada, absolutamente nada é logo ali. E se alguém concordar, corra, espere no carro ou finja um desmaio - o que for mais apropriado.

Passos Finais: Pra terminar, os 5 amigos subiram a pé por horas, carregando engradados de cerveja quente, mochilas, caixa de som e o amigo gordinho, iluminados apenas pelas lanternas do celular, no meio do nada, até que finalmente chegaram, ficaram doidões e resolveram voltar pra casa porque o tal sítio não tinha mulherada, e pra completar, não era visitado há 20 anos. Ainda não sei como não morremos no caminho de volta - e como não matamos aquele desgraçado do Domingos. E até hoje, quando me chamam pra viajar, pergunto: ONDE vai ser? QUEM vai? E COMO chegaremos lá? Olho no Google Maps antes e tudo. O que vai ter lá? Depois desse dia, nem me preocupo mais com isso...