sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Queimando o Filme! - Agora o Bicho Vai Pegar!

Alô tripulação! Ontem fiquei grudado na frente da TV acompanhando as ações históricas da Polícia Militar do Rio de Janeiro no conjunto de favelas da Penha, mas precisamente na Vila Cruzeiro, onde, segundo a polícia, se encontrava a maior base do Comando Vermelho na cidade. Uma verdadeira operação de guerra contra o tráfico de drogas no Rio, que ainda está rolando, e conta, além da PM, com a Polícia Civil, equipamento e logística dos fuzileiros navais da Marinha, e do BOPE - que para quem ainda não sabe, é uma sigla para Batalhão de Operações Policiais Especiais.

Na quarta feira, na 4ª Sem Gelo, eu havia reclamado da falta de uma providência concreta não só contra os incêndios de veículos na cidade, como também de ações decisivas contra os traficantes cariocas. E ela veio ontem, meus amigos. Escrevo até com uma certa ponta de orgulho, mesmo sabendo que serei bem politicamente incorreto. Sei também que são poucos os cariocas que querem essa guerra de verdade. Mas infelizmente, graças a muitos anos de abandono, ela se tornou inevitável. "Um remédio amargo que agora o Rio vai ter que tomar", como bem frisou um comandante da polícia ontem durante o RJTV. Fato. Amargo sim. Mas que aposto que a maioria do povo do Rio de Janeiro está tomando com certo gosto. Porque pela primeira vez as forças policias do nosso estado estão tomando uma atitude contra esses criminosos. A população, que antes vivia acuada e via a polícia como vilã, principalmente nas favelas, ontem ofereceu comida, água e apalusos quando os primeiros blindados de guerra da Marinha chegaram no pé da Vila Cruzeiro.

E é exatemente sobre isso que vim falar nesta coluna, que bem ou mal, mesmo sem o titular dela, Rodrigo Cachorrão, ainda é sobre cinema. Pois foi coisa de cinema o BOPE invadindo a principal favela da Penha. Chamado por muita gente, seja no Twitter ou em outros sites de relacionamento como "Tropa de Elite 3 Ao Vivo". Foram inúmeros tweets, mensagens, nicks de MSN et cetera de apoio às ações policiais da tarde de ontem. O que me faz acreditar mais que chegou a hora do Rio retomar o poder da mão dos traficantes não são frases como a do Coronel Lima Castro da PM, dizendo "nós não vamos parar até que todos esses criminosos estejam presos ou mortos", ou a de um capitão do BOPE, que disse que "eu creio que a tarefa de perdoar os traficantes cabe a Deus, a nós cabe apenas a tarefa de promover o encontro entre eles". Não, meus caros amigos de copo. O que me faz acreditar mesmo que chegou a nossa hora, são frases e atitudes de cidadãos comuns e instituições privadas que estão se colocando à disposição para ajudar no que for preciso. E isso se deve a algo inédito no Brasil: a propaganda do cinema.

Estamos cansados de ver o orgulho que o povo americano tem do FBI, por exemplo. Há dezenas de seriados e filmes sobre o bom trabalho que eles fazem. E há alguns anos até, quando se pensava em polícia pica, se pensava neles. Inclusive aqui no Brasil. Agora não. O brasileiro, e principalmente o carioca, tem orgulho do BOPE. Graças às ótimas atuações de Wagner Moura na pele do durão Capitão Nascimento, hoje, quando ouve que o BOPE vai entrar em ação, o carioca já logo pensa que "pronto; agora o bicho vai pegar!". Antes que algum defensor dos direitos humanos venha reclamar aqui, eu não sou a favor da coisa de que "bandido bom é bandido morto". Não. Assim como também não acho que se deva entrar em favela matando todo mundo. Também não. E menos ainda me proponho aqui a discutir sobre a amplitude social do problema das drogas no Rio de Janeiro, no Brasil e até no mundo. Não, não e não. Não hoje. Claro que não podemos fazer como os americanos que parecem achar que todo soldado deles é o Rambo. Longe disso. Mas a função social dessa propaganda do cinema é inegavelmente benéfica para a relação da polícia com a maioria da população. Algo que era impensado há bem pouco tempo. Hoje, graças à essa propaganda do cinema que sempre ouvi gente reclamando que o brasileiro não sabia usar, e graças aos filmes "Tropa de Elite", a população passou não só a acreditar na ação policial como a torcer por eles. E isso, meus caros, vai fazer toda a diferença na nossa luta contra o tráfico. Aliás, já está fazendo. Porque agora, com a população cada vez mais ao lado da polícia, o bicho vai pegar!

O povo do Rio sempre achou que na guerra entre traficantes e
policiais não havia mocinhos. Mas depois da propaganda de
Wagner Moura & Cia no cinema, a população não só acredita no
BOPE como também torce por ele. É... Agora o bicho vai pegar!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

4ª Sem Gelo - Dúvidas Cruéis

Alô tripulação! Hoje não tem saudação, nem papo furado. Porque é um absurdo o que está acontecendo no Rio de Janeiro nesses últimos dias. Nessa madrugada já foram, segundo o portal G1, mais 5 ônibus, uma van e 12 carros incendiados na cidade. Mais do que uma pouca vergonha por parte do poder público, algo que me deixa sinceramente perplexo.

Na boa, todo dia tem um representante da segurança falando que isso vai ser resolvido, que tudo está sob controle, que vai aumentar o policiamento nas ruas et cetera, et cetera e et cetera. Pára, né! O número de incêndios só está aumentando. A cada manhã tem mais casos de veículos incendiados. "Ah!", dizem os políticos, "mas isso é por causa da nossa maravilhosa política de segurança pública, das UPPs e da transferência de bandidos cariocas para presídios fora do estado". Porra! E isso era dúvida desde quando? O que mais me intriga toda vez que vejo uma nova gravação amadora de um carro pegando fogo nas ruas do Rio é que quase todo carioca sabe quais são os principais acessos do tráfego na cidade. Menos a polícia. Ou tem alguém que não sabe que a Av. Brasil, a Dutra e as Linhas Amarela e Vermelha precisam de policiamento redobrado? Vão parar com esse orgulho babaca porque os traficantes estão putos e começar a tomar providências quando; quando eles botarem fogo em gente?

Mas hoje, vendo o RJTV agora a pouco, fiquei ainda mais irado ao saber que as ordens para essa queimação estão partindo de dentro dos presídios. Dá pra acreditar? Eu, cidadão comum, que batalho, pago imposto e coisa e tal, vivo tendo problema de sinal com meu celular. Mas preso, ah, preso não tem isso não. Juro que passou pela minha cabeça ligar para as empresas de telefonia celular para saber se o sinal é melhor em Bangu do que nos outros pontos da cidade. Porque não é possível! Parece que eu to culpando as empresas de telefonia, mas não é isso não. É que é um absurdo que o estado, a prefeitura e a União não façam nada para acabar com um problema que tem mais de 10 anos. Esse papo de bandido comandando o tráfico de dentro de presídio é muito velho! E até hoje nada foi feito para resolver isso. Em qualquer filme ou seriado americano, a gente vê um zilhão de maneiras de bloquear sinal telefônico móvel. Mas eu imagino que isso deva ter um custo bilionário, né. Só pode. Ah é, esqueci. Gase custa muito caro. Não podemos resolver esse problema...

Fico imaginando o que passa na cabeça de um bandido desses quando escreve que "com UPP, não vai ter Olimpíada". Será que o sujeito acha mesmo que, seja lá o que mais eles fizerem, o Rio e os cariocas vão abrir mão dos Jogos? Claro que vai ter sempre um babaca pra dizer que é um gasto de dinheiro público em obras que vão ficar jogadas; que se não tem condição de cuidar do próprio povo, não pode fazer festa pra gringo; e mais uma porção de merda que certamente vai pipocar por aí. Mas o povo do Rio de Janeiro não pode desistir. Está na hora de acabarmos com tanta crueldade e tanta dúvida. Afinal, se a gente já lutou até contra os militares nas Diretas e venceu, podemos vencer também o tráfico de drogas. Eu acredito.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Ressaca Esportiva - Coisa de Cinema

Alô tripulação! Sejam bem vindos mais uma vez, depois de um fim de semana de sol nesse nosso Rio de Janeiro que ferve com a reta final do Brasileirão. Não tanto pelo Vasco, que cumpriu um papel bem coadjuvante em seu retorno à 1ª Divisão e já não tem mais nada o que fazer na competição a não ser cumprir tabela - ou decidir o campeonato - nas duas rodadas que lhe restam, contra o vice líder Corinthians e o rebaixado Goiás. Eu falo mais por Flamengo, Botafogo e Fluminense, que escreveram mais um capítulo eletrizante nesse Brasileiro cheio de revivoltas, traições e surpresas.

Parece coisa de cinema, né. Mas mesmo jogando contra os reservas do Internacional, em casa, o Fogão de Joel Santana conseguiu perder por 2x1 e se afastou de vez da 4ª possível vaga para a Libertadores 2011. Vá lá que, mais uma vez, teve problemas com desfalques. Maicossuel, Herrera e Marcelo Mattos, 3 impotantes peças no esquema alvinegro, ficaram fora novamente. Mas mesmo assim, não podia ter se dado ao luxo de perder o caminhão de gols que perdeu no 1º tempo. Deu mole. E o Grêmio, que bateu no sábado o Atlético Paranaense, outro postulante à vaga, chegou de vez. Como aliás, sempre disse aqui que faria depois da chegada do Renato Gaúcho. Parafraseando um botafoguense amigo meu, parece que o melhor negócio agora é ou torcer pro Palmeiras ganhar a Sulamericana logo. Pelo menos, não vai ficar aquele gostinho de que o Fogão podia ter chegado... De novo.

Longe das telas de "À Espera de Um Milagre" que vive o Botafogo, está o meu Mengão, que no sábado bateu o quase rebaixado Guarani, no Engenhão, por 2x1, e ainda depende só de si para permanecer na elite. Isso porque, graças às vitórias do Hawaii (3x0 sobre o Atlético de Goiás) e do Galo Mineiro (2x0 sobre os reservas do Palmeiras), e do empate do Vitória (1x1 com o Corinthians), o Flamengo continua a apenas 3 pontos da beira do abismo. Conclusão: tem que ganhar do Cruzeiro de qualquer jeito no próximo fim de semana e torcer por derrota de Hawaii, Vitória ou dos Atléticos Mineiro e Goianiense. Se qualquer 1 desses 4 perder na próxima rodada, respectivamente para Santos, Inter, Goiás e São Paulo, e o Rubro-Negro tirar a Raposa do título, já se livra desse pesadelo. Até lá, "O Fugitivo" continua em cartaz na Gávea.

Mas o filme mais badalado nos gramados cariocas é mesmo "Tango", estrelado por Darío Conca, que nas últimas 6 rodadas, balançou o barbante 6 vezes, e contra tudo que disse aqui dele, está carregando o Fluminense rumo ao título. Ontem, na goleada por 4x1 sobre o São Paulo, não estava jogando absolutamente nada até que acertou um belo chute e pôs o Tricolor Carioca em vantagem. Parecia mesmo que ele estava marcado pelo Ricky, pois foi justamente após a expulsão dele que Conca começou a jogar. Aliás, uma expulsão que até agora não entendi. Se alguém souber porque ele foi expulso, me escreva explicando. Mesmo assim, independente do vermelho mandrake, Conca ta jogando demais e faz o Flu merecer a retomada da liderança. E se o Corinthians ficar mesmo sem Ronaldo nas últimas rodadas, capaz mesmo de termos no Rio um carnaval tricolor ao som do tango argentino.

sábado, 20 de novembro de 2010

Doidão tudo fica Bom - Joel é maior Doidão!

Há uns anos, numa viagem com uns amigos, depois de muito goró e muito goró, assistindo ao Globo Esporte, o então técnico do Vasco, Joel Santana, dava uma entrevista. Não lembro o que ele dizia, mas eu, doidão, ao ver Joel expor mais uma de suas teorias futebolísticas, soltei na hora. “Esse Joel é maior Doidão!”. O quarto veio abaixo; todo mundo se escangalhou de rir, não sei se porque estávamos todos doidões ou se porque Joel realmente tinha falado algo engraçado mesmo. Provavelmente os 2.

Joel, acima de tudo, é um grande treinador. Já ganhou Brasileiro, Mercosul, e é o Rei do Rio. Às vezes é desmerecido pela imprensa especializada, talvez devido seu jeito humilde.

Mas Joel também é maior doidão e isso é Bom! Ele já declarou em entrevistas que não bebia, que sua fama é infundada, mas não tem como. Joel é dos nossos, maior doidão! E como a coluna já diz, Doidão tudo fica Bom.

Existem vários motivos que comprovam que Joel também gosta de uma farra. Vou enumerá-los abaixo e você verá que eu tenho razão:

Nosso Papai Joel, apesar de grande treinador, só se deu bem mesmo em 2 Estados do Brasil, que, não por coincidência, são os Estados mais fanfarrões de nossa Pátria Amada: Rio e Bahia. O clima de festa e cerveja alegra nosso folclórico Joel, que, motivado, trabalha melhor e com a vibração festeira dessas duas terras da alegria.

Joel também tem uma habilidade que, no futebol atual, é uma virtude valiosa para um treinador vencedor. Ele sabe lidar com jogadores “fanfa”. E isso não é por acaso. Nós, bons boêmios, sabemos que tudo se acerta depois de umas geladinhas. É no bar que os piores inimigos viram melhores amigos, ou você nunca soltou aquela celebre frase, “não é porque eu bebi não; eu não gostava de tu não, mas agora vi que tu é parceiro”. Então, é assim que Joel resolve e resolvia com Renato Gaúcho, Romário, Válber, Viola, Edmundo, Vampeta, e mais recentemente com Jóbson.

Em suas entrevistas, percebemos que Joel é safo, é malandro; resumindo: Joel é maior ratão. E ninguém conquista esse rótulo tomando leite. Só a vida boêmia credencia o bom ratão. É por essas e outras que sou fã do Joel. Pela sua prancheta, pelo seu inglês e, principalmente, porque ele é maior doidão! E isso não tira sua competência, pelo contrário. O fato de ser doidão é bom. Joel Santana é um dos símbolos da minha coluna e dou a ele o título de Rei do “Doidão tudo fica Bom”. Porque ele é Doidão e é muito Bom no seu difícil ofício de treinador de futebol.

Fonte: globoesporte.com. Joel na chegada à Johanesburgo.
Ele bem que tentou dar sua contribuição para a Mãe África,
mas o povo achou que os Bafana-Bafana eram um timaço e
deu no que deu. Liga não Joel. Para a galera do Ao Vivo No
Bar, você ainda é o cara! O treinador mais doidão do mundo.
"E Pra Não Dizer Que Não Falei De..." Noitada
Logo mais à noite, na Fundição Progresso, em homenagem ao Dia da Consciência Negra, vai rolar o show Soul+Black, com Revelação, Farofa Carioca, Mc Marcinho, DJ Marlboro e muito mais. Eu, com certeza, estarei lá, curtindo essa vibe black com meus camaradas, Tunan Teixeira e Cyrão O Implacável. Viva Zumbi!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

4ª Sem Gelo - Papos Poéticos

Alô tripulação! Como é que vão? Antes de mais nada, deixa eu explicar que eu sei sim que hoje tem Brasil x Argentina, Ronaldinho x Messi et cetera, et cetera e et cetera. Mas na boa, o jogo não vale nada, é no Qatar, e às 3 da tarde. Ou seja. Mesmo com bom futebol, os 2 times jogando pra frente - foi o que prometeram seus técnicos - não há muito o que dizer. Espetáculo a gente assiste e bate palma no final. Ou não. O que eu vou fazer hoje aqui é algo completamente diferente do que já foi feito nesse blog/bar. Pois meu post de hoje são duas poesias. Isso mesmo. PO-E-SI-AS. De repente você pode fechar a cara e achar que esse papo cultural, e esse lance de arte e sentimentalimo não tem nada a ver com bar. Pois tem sim. Afinal, depois de futebol, qual é o maior assunto masculino em mesa de bar se não mulher - e coração, quando já ta todo mundo muito bêbado? Ahá! Tem ou não tem a ver? Se não tiver também que se foda! Lê quem quiser...

TALVEZ SEJA MESMO

Sentado sozinho
Ouvindo o som da chuva lá fora
Meus pensamentos voam
Eu já não sei mais o que fazer
Para conseguir esquecer

Desculpa se não acredito
Que isso seja amor
Eu não confio mais em mim
Nem no que diz meu coração
Nem no que diz minha razão

Eu sinto apenas esse gosto amargo
Uma saudade que não sei do que
Eu sou feliz quando te vejo
Mesmo sem saber porque

Eu sinto apenas como se pudesse
Ser alguém melhor do que eu sou
Eu sou feliz quando te vejo
Talvez seja mesmo amor

SÓ QUERO O SEU OLHAR

Quando as palavras
Já não me servem mais
Eu sei que estou perdido
Sem um porto, sem um cais
Navegando no infinito
Ou num sonho, tanto faz
Eu só quero o seu olhar
Seu sorriso e seus sinais

Eu sei que sou um tolo
E um poeta sonhador
Eu nem sei mais que palavras
Devo usar contra essa dor
Sei também que crio coisas
Faço juras de amor
Mas só quero o seu olhar
Seu sorriso e seu calor

Amanhã eu vou embora
E tudo isso irá acabar
Ou talvez seja para sempre
E eu volte para ficar
Mesmo assim, antes de ir
Eu preciso te falar
Pode até parecer pouco
Mas só quero o seu olhar

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Ressaca Esportiva - Retratos

Alô tripulação! Hoje, dia do aniversário de 115 anos do meu Mengão, também dia de São Judas Tadeu, e da Proclamação da República, vim dvidir com vocês os meus retratos do fim de semana esportivo. Alguns bons, outros nem tanto.

E logo no primeiro retrato, faço uma retratação. Eu disse aqui semana passada que seria quase impossível tirarem o título mundial de Fernando Alonso. Pois não é que o Alemão tirou? Não, eu to não falando do ótimo Sebastian Vettel, campeão mundial mais jovem da história da F-1, que conquistou de forma limpa, justa e merecidíssima, o título de 2010. Porque quem tirou mesmo o tricampeonato do Príncipe das Astúrias foi Nico Rosberg, que na primeira volta, bateu e tirou da corrida o seu companheiro de Mercedes, Michael Schumacher, acabando com a estratégia de paradas da Ferrari. Vettel, que não tem nada com isso, foi campeão porque fez o que poucos, inclusive eu, achava possível. Ao jogar o carro com tudo pra cima de Hulkemberg na primeira perna do S do Senna e assumir a ponta em Interlagos, ele começou a conquistar o campeonato mundial. Precisva vencer os 2 últimos GPs e ainda torcer por uma combinação de resultados. Fez a parte dele, diferente do igualmente bom Mark Webber, e contou com a sorte dos campeões. E de maneira limpa. Sem jogo de equipe. Como eu disse, justo e merecido.

No Brasileirão, pra quem foi curtir o feriadão na Ilha Grande ou em qualquer outro lugar, e talvez ainda não saiba, queria dizer que foi pênalti sim! Claro, claríssimo, muito pênalti, o sofrido e convertido pelo Ronaldo Fenômeno na vitória por 1x0 sobre o Cruzeiro que recolocou o Corinthians na liderança depois do empate pífio do Fluzão contra o vice lanterna Goiás. Sobre os impedimentos mal dados e outros possíveis erros de arbitragem, eu não posso falar porque não vi. Mas o pênalti do Gil no Ronaldo eu vi. E foi escandaloso. Assim como o do Ernando no Rodriguinho. Uma vergonha de pênalti, tamanha a burrice do zagueiro. E por falar em vergonha, o que foi aquilo diante do Atlético Mineiro? Se não ganhar do Guarani na rodada que vem, pode acender vela já. Porque vai dar merda.

E pra fechar, meu último retrato. Não dá pra questionar o vice campeonato mundial das meninas do vôlei. A Rússia jogou mais. Simples assim. Aquela Gamova tava o catiço; virando todas. Não tinha como dessa vez. Agora é dar os parabéns, comemorar sim e seguir o trabalho. Porque ta sendo bem feito. Palmas pra CBV. Ah, e pegando o embalo...

Palmas também para Coritiba e Bahia, que conquistaram o acesso à Série A nessa semana que passou. Muito bom ter de volta à elite do futebol tupiniquim 2 gigantes, campeões brasileiros de 85 e 88, respectivamente. Esse timezinho medíocre do Grêmio Cigano não vai fazer nenhuma falta.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Filosofia de Quinta - Amizades Crônicas 1

Alô tripulação! Sejam bem vindos mais uma vez. Hoje, diferente do que tenho feito aqui nas últimas semanas, e até em virtude de não ter mais rodadas cheias no meio da semana nessa reta final de Brasileirão, decidi inovar. Enquanto nossos nobres colunistas estiverem ausentes, durante a semana, às 4ªs e 5ªs, estarei aqui escrevendo uma singela homenagem a alguns de meus amigos. Muitos já pediram isso, e a outros eu prometi e não cumpri. Pois chegou a hora então. Mãos à obra!

Não Há Razão Pra Que O Dia Acabe

Sabe aquela história do amigo para caralho? Então, eu tenho um amigo assim. Cara sempre disposto a ajudar mesmo não concordando em nada. Amigo para o qual não tem tempo ruim, hora ruim, dia ruim ou noite ruim. Um que quando você briga com sua mulher, ele convence a dele a sair de casa só pra ir encher a cara no boteco contigo; e que nem pensa duas vezes pra te arrumar qualquer coisa, seja tempo, ouvido, fígado ou até grana.

Pode parecer estranho dizer isso, mas mesmo conhecendo esse cara há mais 15 anos, foi preciso uma Revelação para nossa dupla de ataque voltar a jogar junta. E nesse tempo, ele já foi de tudo. Já foi Cyro, Cyrus, Cyrola, Cyrilo, Franco, Roberto, e até Stanley. Não importa onde seja o jogo. Quando a gente joga junto, é goleada na certa. Tudo bem que nos campos, faz mais de uma década. Em compensação, na vida, ainda é como Puskas e Di Stéfano, Garrincha e Pelé, Cruyff e Neeskens, Maradona e Careca, Caniggia e Batistuta, Romário e Bebeto, Salas e Zamorano, Edmundo e Evair, e até Bruce e McNight.

Porque quando a gente se junta, não há razão pra que o dia acabe. E a gente é teimoso. Já impedimos vários de acabar. Pode vir sol, lua, chuva... E até o Jack Bauer, com suas 24 Horas. Porque, pra gente, o jogo não termina quando o juiz apita. Termina quando a gente quer. Seja com uma dose de uísque, vodka ou vitae; seja com um copo de cerveja, um cigarro no maço, um charuto; seja com uma esquina, um castelo ou uma Lapa; com um dedo de prosa ou um mistério do séc XV, a gente faz de cada lance da vida uma jogada de ataque, uma tabela, um drible, um passe genial ou um golaço. Tudo no talento! E é tanto que às vezes até nossa torcida reclama, mas a gente já acostumou. Afinal, é muito tempo jogando junto. E na amizade, como nos campos ou na vida, entrosamento é tudo. É por isso que entra ano, sai ano, a dupla continua. Às vezes dando show, outras metendo os pés pelas mãos, afinal, somos humanos. Espera! Será mesmo? Porque, como disse certa vez, amizade assim nem no Céu. E muito menos na família de Caim...

Faz tempo, meu camarada! Já sofremos, já rimos, já bebemos,
mas continuamos aqui. In Memorian. Por nós e pelos que se
foram. A melhor dupla de ataque da vida de todos os tempos.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

4ª Sem Gelo - Não Sei Não...

Alô tripulação! Vim aqui hoje sem a menor ideia do que escrever. Pensei em repercutir a possível venda do SBT depois da quebra do Banco Panamericano; ou quem sabe falar de alguma coisa mais séria, como preconceito ou violência; ou ainda sobre as mazelas e coisas mal explicadas do caso Bruno. Mas a verdade é que nada disso me apeteceu hoje. Então, pensei eu enquanto escrevia essas linhas, vou escrever sobre o que, afinal?

A verdade é que não sei. E de não sei, eu entendo muito. Muito mesmo. Desde quando era criança e ouvia uma brincadeira meio sem sentido, talvez de dicção, que dizia:

Eu sei que você sabe / Que o que eu sei, você não sabe / Se eu sei que você sabe / Que eu não quero nem saber.

Até hoje não sei do que se tratava repetir isso. Exercício de lógica, talvez? Sinceramente, não sei. E não sei não é só disso não. Já há algum tempo tenho notado que não sei muitas coisas. Olha só...

Eu já fui casado. Tudo bem, eu era muito novo quando saí de casa, aos 22 anos, imaturo, sem saber nada da vida et cetera. Não deu certo. Achei que era melhor ir embora antes que tudo acabasse em ódio. Não acabou mesmo. Mas também nunca mais falei com ela. Eu já fui jornalista esportivo. Entervistei gente como Gérson Canhotinha - ta bom, esse eu só tentei porque ele fingiu que era outra pessoa no celular; ô cara antipático! Mas falei com Zagallo, Roberto Dinamite, Túlio Maravilha, Felipe Mello, Fabiano Eller, Aílton (ex-Flu e Grêmio), Jade Barbosa, Mariana Brochado, Natália Falavigna, Patrícia Amorim, Tande e alguns outros que devo estar esquecendo. Saí quando o dono do jornal decidiu demitir toda a equipe. Mas meu chefe dizia que eu devia escrever pra uma revista, porque meu texto era muito "cult" e eu não sabia escrever pro povão. E até hoje acho que não sei.

Eu sabia de futebol, mas não consigo entender como o São Paulo do Muricy foi tricampeão Brasileiro sem jogar nada. Me sinto um velho quando falo com um são paulino e digo que time deles que jogava bola era o do Telê, bicampeão mundial. Também não sei como tanta gente baba ovo do Ronaldinho Gaúcho, do Cristiano Ronaldo e, mais recentemente, do Neymar. Pra mim, só fazem firula, igual foca de circo. Craques hoje são Kaká, Sneijder e Ganso. Hoje, nem disso sei mais.

Eu já soube imitar um passarinho com as duas mãos juntas, já soube jogar bola de gude, já soube calcular a distância de um relâmpago de cabeça, e soube até prever chuva pela cor das folhas secas no chão. Eu já soube montar castelos, carros de corrida, naves espaciais e exércitos de robôs com Lego e hoje, mal saberia por onde começar a montar o que vem na caixa, com instrução e tudo. Não me leve a mal. Eu sei de muita coisa que não sabia antes. Sei cozinhar - e muito bem, diga-se de passagem - e também faço drinques ótimos. Sei fazer feira, escolher frutas e legumes. Sei ler em espanhol e italiano. Sei algo sobre filosofia, administração, comunicação, psicologia, informática, história, direito, e uma porção de outras áreas acadêmicas. E sei escrever. Aliás, muito bem, segundo dizem. Mas o que eu mais sei hoje, sabe o que é? Que viver a vida não é se aproveitar dela. Viver a vida é curtir cada sorriso, cada instante, cada olhar e cada segundo. Não como se fossem estes os últimos, muito pelo contrário. Como se fossem os primeiros. Como aqueles que realmente fizeram e fazem diferença na nossa vida. Não sei não, mas é isso ou eu realmente não sei de mais nada...

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Ressaca Esportiva - Uma Certeza & Uma Dúvida

Alô, tripulação! Uma ótima tarde a todos e sejam bem vindos mais uma vez. Esse fim de semana até que foi bem movimentado no esporte, né. Teve GP do Brasil de F-1, mais uma rodada eletrizante do Brasileirão, e mais uma vitória maiúscula da nossa Seleção feminina de vôlei . E sendo assim, vamos lá.

Na F-1, já falei. Nem a RBR nem um milagre da McLaren tiram o tri de Fernando Alonso. Na pista, o Príncipe das Astúrias não tem como perder. Ele pode ser sujo às vezes, ser meio marrento, mas pilota muito. E na F-1, pra ser campeão, é preciso de uma certa dose de "maldade no coração", como diz nosso nobre amigo, Cyrão O Implacável. Todos os grandes campeões da categoria tinham isso. Prost, Mansell, Senna, Schumacher, todos eles tinham tanta sede de vencer que não pensariam duas vezes antes de disputar uma curva e jogar o carro pra cima de alguém. Hill e Raikkonen só ganharam quando aprenderam isso. Pilotos que não aprenderem isso, não serão campeões, por melhor que sejam, como é o caso do nosso Barrichello. Não tem jeito. E talvez, essa seja a única maneira da RBR bater o espanhol no GP de Abu Dhabi. Mandar um de seus pilotos tirar o Alonso da corrida e tentar ser campeão com o outro. Como duvido que façam isso - até porque é mais fácil Vettel e Webber baterem entre si novamente -, acho que Alonso se juntará ao seleto grupo de tricampeões mundiais na próxima corrida.

No Brasileirão, parece que eu me precipitei um pouco porque tanto Corinthians quanto Flu se recuperaram rapidamente da maré de desfalques e jogos horríveis e estão mais do que nunca na briga pelo título de 2010. Mais até que os outros concorrentes que eu apostava mais, como Cruzeiro e Botafogo. Claro que tudo ainda pode mudar, caso o time de Cuca vença o Corinthians na próxima rodada, mas, sinceramente, acho difícil. Depois da surra que levou do Atlético no clássico mineiro, o Cruzeiro parece um time abatido e a estrela de Montillo não tem brilhado tanto. Do mesmo modo, ocorre com o Botafogo, embora o maior problema alvinegro sejam os defalques. São muitos a cada jogo, e isso está fazendo muita diferença nessa reta final. Como nunca acreditei no Inter mesmo, e os deuses do futebol nunca deixariam o Santos ser campeão depois do que eles fizeram com o Dorival, restam apenas Grêmio e Atlético Paranaense. E convenhamos que nenhum dos 2 parece ter força - ou sorte - suficiente para tirar o título dos 3 primeiros colocados. Mas, a julgar pelos últimos Brasileiros, não é nenhum erro admitir também que tudo pode acontecer...

E é assim, com uma certeza na F-1 e uma dúvida no Brasileirão, que me despeço. Mas não sem antes dizer que realmente, o Brasil é o país do vôlei. Como estão jogando as nossas meninas também, hem... Não demora muito e mais um mundial vai pra estante da CBV.

Fonte: Paul Gilham/Getty Images. Fernando Alonso após
vencer o GP de Monza. Líder do mundial de F-1, o espanhol
tem tudo para repetir a festa e ser tri campeão em Abu Dhabi

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

4ª Sem Gelo - Liga Justiça Parte Final

Alô amigos de copo! Como prometido, voltei com a parte final da Liga da Justiça versão Kriok's, com os membros que estavam faltando. Mas não se preocupe você que veio aqui hoje e mais uma vez não achou a sua análise das rodadas finais do Brasileirão, ou um comentário diferente sobre a Seleção Brasileira, ou ainda alguns pitacos de mais uma rodada da Liga dos Campeões - putz! Acabei de lembrar que perdi o jogão entre Milan e Real Madrid. Amanhã, estarei aqui comentando tudo que rolou no mundo da bola no dia de hoje e palpitando sobre os jogos de amanhã. Então, sem mais delongas...

LIGA DA JUSTIÇA KRIOK'S (Continuação)

Aço - Marlon

Só pelo nome, já vale a piada. Mas tem outras semelhanças, como o respeito pelo Superman mais do que pelos outros membros, e seu passado como "vilão".

Zauriel - Dione

De todos os membros do grupo, ele é, sem dúvida, o mais bonzinho. Talvez o único. Alguém pode até contestar, mas pra fazer o que ele faz, só sendo um anjo mesmo...
Questão - Costinha

Ta certo; ele não tem nada de detetivesco nem muito menos de paranóico, mas esse cara é, com certeza, o membro mais ranzinza e reclamão do grupo.

Caçadora - Nariz

Outra que o nome é auto explicativo, afinal, nenhuma mulher na história dos Kriok's caçou mais que ela. Ou não? Ah, e ela já foi expulsa da Liga por matar quem não devia...

Arqueiro Verde/Oliver Queen - Rômulo

Ele não é nem batizado ainda, mas o cara atirou, já era. Pode até ser - maioria das vezes - que não acerte aqueeeeele alvo, maneirão, mas que algum alvo ele vai acertar, ah, isso vai.

Super Gêmeos - Aline e Léo

Eles nem são parecidos, mas é difícil falar de um sem falar do outro. Até porque, hoje em dia, eles raramente são vistos separados. E agora então que eles usam até anel, só falta o macaquinho e o "ativar" no final!

Estrela Safira/Carol Ferris - Gisele Lôra

Como ela nunca fez parte de verdade do grupo, ta aqui como vilã. E sendo assim, claro, tinha que ser uma vilã do Lanterna Verde. E uma vilã que já teve um romance com ele, melhor ainda...

Arlequina - Michele

Outra que ta aqui como vilã por nunca ter sido, de fato, parte do grupo. Fora que ela pegou Rosado e Domingos. Ou seja, é doida. E, pra completar, o maior ídolo dela também é um psicopata...


Oráculo/Bárbara Gordon - Thaline

Ela não tem nada a ver com a Batgirl e nem anda - graças aos céus! - numa cadeira de rodas. Mas vai dizer que você conhece alguém melhor em pesquisar a vida alheia na frente de um computador?


Besouro Azul - Feijão

Cara, esse aqui é o mais sem sentido, eu admito. Ninguém sabe direito quais são seus poderes nem porque ele faz parte do time. Mas ele é até bem conceituado e também tem um codinome/apelido esquisito pacas.


Bem, meus camaradas. É isso. Como esses posts tão fazendo sucesso, de repente eu mando um com a galera da Rural mais pra frente. Grande abraço a todos e divirtam-se!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Ressaca Esportiva - Liga da Justiça Parte 1

Alô amigos de copo! Sejam bem vindos mais uma vez. Sei que estou para lá de atrasado, mas essa minha conexão tava um inferno o dia todo. Hoje vou fazer um negócio diferente nesse espaço. Como a rodada do fim de semana foi durante a semana por causa das Eleições que colocaram a primeira mulher presidente do Brasil, dona Dilma Roussef, vim aqui mesmo é pra fazer uma brincadeira com meus amigos. Se você não entender nada, não posso fazer nada. Só, no máximo, te convidar pra nossa próxima festa... HAHAHA

LIGA DA JUSTIÇA KRIOK'S

Superman - Cyro

Fundador e líder dos Kriok's. Um dos membros mais fortes, seguidos e admirados do grupo. Só tem um ponto fraco: namoradeiro demais.
Lanterna Verde/Hal Jordan - Rodrigo

Fundador e principal idealizador dos Kriok's. Além do mais, também tem seus "poderes" baseados em suas ideias mirabolantes.

Mulher Maravilha - Kelly

Dona do laço mágico que prendeu Victor. Precisa dizer mais? Ta bom. Ela também é forte, decidida e guerreira, uma verdadeira amazona.

Flash/Barry Allen - Victor

Fundador dos Kriok's. Bem, além de sua natural e famosa velocidade para fugir de problemas, também tem os gametas mais rápidos do mundo.

Ajax, O Caçador de Marte - Rosado

Mesmo sendo diferente de todos, também é, de certo modo, fundador dos Kriok's. E se tem alguém que sabe mudar de cara, é ele, com certeza.

Gavião Negro - Cabeça

Falou em dar um vôo, é com esse gavião mesmo. E pra qualquer lugar, literalmente. Além disso, demorou a entrar pro grupo de verdade.

Batman - Tunan

Membro mais solitário, observador e cético do grupo. E assim como o "Cavaleiro das Trevas", tenta participar sem se envolver muito. Sem esquecer – claro! – de sua incrível habilidade de desaparecer de repente... rs

Aquaman - Ninho

Fundador dos Kriok's. Às vezes é um dos caras mais presentes do grupo e às vezes, ele desaparece por meses. Ele só pode mesmo ter um reino perdido por aí...

Tornado Vermelho - Thiago

Não que tenha alguma relação dele com os ventos; não é isso. Mas você já viu um quarto dele? Parece ou não parece que passou um tornado ali?

Homem Borracha - Bolo

Esse é o mais simples de todos para explicar. Ou alguém tem dúvida de que esse cara é o membro mais maleável dos Kriok's?

Eléktron - Leozinho

O fato dele ser miúdo só torna a comparação mais engraçada, mas a verdade é que ele, quando resolve desaparecer, nem com binóculo e lupa você encontra.

Mulher Gavião - Giselle

Não leva desaforo pra casa e adora uma boa briga. Pensando bem, sorte que ela não tem aquela maça, né? Ah, e ainda tem uma certa desavença entre ela e a Mulher Maravilha também...


Bem, meus camaradas. Por enquanto é isso aí. Na 4ª ou na 5ª eu mando os heróis de Marlon, Dione, Costinha e todo o restante da galera que ta faltando... Até lá então! E uma boa noite a todos!