terça-feira, 13 de julho de 2010

Bailarinas de Chuteira - 100 Coisas Antes de Morrer

Algum tempo atrás, estavam na moda livros das 100 coisas. Os 100 melhores filmes, livros, lugares e outros que não me lembro agora. E isso me deu a idéia de fazer uma lista dos 100 desejos!

Como viajar o mundo, ler um clássico por mês, experimentar comidas diferentes, descobrir novas músicas apaixonantes, finalmente aprender a andar de bicicleta, dançar tango, rever pessoas queridas que não vejo há anos por conta da correria e afastamento comuns da vida, aprender a cozinhar, voltar a fazer trabalho voluntário, mergulhar, comemorar meu aniversário na Oktoberfest, falar um novo idioma, fazer um safári, revisitar lugares da minha Cidade Maravilhosa que não vejo há tempos, aprimorar meu pífio conhecimento de arte, saltar de pára-quedas – o que na verdade vou realizar no mês que vem...

Claro que não tenho somente esses desejos. Isso é só uma provinha. Afinal, você não precisa me conhecer assim tão bem, caro leitor... Rs!

Mas, esse assunto me remete a um pensamento mórbido: será que vai dar tempo para fazer tudo? Porque sabemos que a finitude chega para todos, mas, para o bem da nossa sanidade, também sabemos que somos livres para escolher o que fazer de nossas próprias vidas - embora isso traga uma responsabilidade surreal para nossos ombros... Vejo que muitas pessoas têm dificuldade de aceitar essa verdade. Já eu, passei a encarar esses fatos e descobri, quase que tardiamente, que se vive muito melhor com bom humor e tolerância. Até porque, somos aprendizes desde o momento em que nascemos até nossa irremediável morte!

Por isso tenho levado a vida de uma forma mais leve, sem me cobrar tanto ou aos outros, com uma vontade renovada de aprender e de me autoconhecer. A solidão faz um bem danado nessas horas... Não aquela solidão triste e sufocante, mas aquela em que você se dá bem com a sua companhia e aproveita esse tempo pra cuidar de si próprio; seja o físico ou o mental. E quando encontra com os amigos, tem novidades, assunto pra contar, nem que seja uma piada nova-ridícula que você aprendeu, mesmo sem querer, quando estava procurando algo de agradável para ouvir na rádio!

Procure seus desaparecidos, resgate seus afetos. Aprenda com quem tem algo a ensinar, e ensine algo aqueles que estão engessados em suas teses de certo e errado. Troque experiências, troque risadas, troque carícias. Morremos um pouco todos os dias, e todos os dias devemos procurar um final bonito antes de partir!

Então, minha dica de hoje é para você levantar a bunda do sofá, da frente da TV, e ir ver o mundo à sua volta! Não que eu esteja dizendo que você não faz nada da vida, mas no seu momento de lazer, aproveite para explorar um mundo novo! Não precisa sair de casa para isso. Você tem cinco sentidos: explore-os ao máximo!

"Pra Não Dizer Que Não Falei De..." Filme!
O filme “Antes de Partir", com Jack Nicholson e Morgan Freeman, mostra isso com leveza e bom humor. Claro que nem todos nós somos milionários para realizar todos os sonhos em seis meses como no filme, mas vale como inspiração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário