segunda-feira, 5 de julho de 2010

Ressaca Esportiva - Especialista Pra Que?

Que domingo estranho, caros amigos de copo! Não teve futebol, não teve F-1... Ta ok, o Nadal foi bicamepão de Wimbledon e a seleção do Bernardinho - esses sim, um técnico e uma seleção de verdade - ganhou de novo e é líder do seu grupo na Liga Mundial de Vôlei. Mas a verdade é que domingão sem futebol não é domingão. E sendo assim, apesar da ressaca e do cansaço do fim de semana, me vejo obrigado a falar ou de um assunto velho ou de porra nenhuma mesmo, que é o que mais gosto de fazer.

Sobre o épico embate de sábado entre paraguaios e espanhóis, apenas está aumentando minha impressão de que essa Copa veio pra derrubar todos os prognósticos, comentaristas e especialistas. Tanto no pânalti aos 13 quanto num contra ataque fulminante aos 41 do 2º tempo, o criticado Casillas - e depois o iluminado David Villa - salvaram a Fúria de morrer na praia mais uma vez. Agora é esperar pra ver, mas não se assustem se a Alemanha atropelar mais uma favorita ao título antes de chegar à final. Podolski tem razão. 4x0 na Argentina não é 4x0 no Azerbaijão. É de respeito. E de muito respeito! O belo Carrossel Argentino emperrou frente à promissora juventude alemã. Exceto por Espanha 0x1 Suíça, Paraguai 2x0 Eslováquia, e Itália 1x1 Nova Zelândia, eu vi todos os jogos dessa Copa, e por incrível que pareça, não saberia dizer quem é o craque dela. Não acho que o Messi tenha jogado o suficiente para levar o título e, a bem da verdade, ainda não vi ninguém que o tenha feito. Mesmo Villa, Özil, Sneijder e Forlán, os 4 jogadores mais importantes das 4 semifinalistas do Mundial, ainda não fizeram aquele "jogo para a história", como Romário em 94, Zidane em 98, Ronaldo em 2002, e o próprio Zidane em 2006. E, sinceramente, não sei se alguém fará esse jogo nessa Copa.

Se o craque da Copa ainda não surgiu, porém, sobraram bons jogos. Aguardando os jogos de amanhã e 4ª, lembro que essa Copa foi, até aqui, um prato cheio para quem gosta de futebol. Teve de tudo! Emoção, reviravolta, lágrimas, sangue, excesso de confiança, sofrimento, sorte e azar, heróis e vilões, enfim... Ta show de bola! A melhor Copa que eu já vi, sem sombra de dúvidas. E promete melhorar. Ou alguém acha que as semifinais entre Uruguai x Holanda e Alemanha x Espanha não serão outros 2 jogos sensacionais? Restam mais 2 jogos para cada seleção e, consequentemente, mais duas chances para que o craque da Copa dê as caras. Sejam quais forem os vencedores das semi, a Copa do Mundo - que pode pela primeira vez em 80 anos de história não ter numa final nem Brasil, nem Alemanha, nem Argentina, nem Itália - estará em boas mãos. Nas mãos de times que atacam, que agridem seus adversários, e nas mãos de jogadores que jogam com garra e vontade de servir suas seleções. Seja a força vibrante da Celeste uruguaia, a frieza competente da Laranja holandesa, a ágil espontaneidade da juventude alemã, ou a elegância nostálgica da Fúria espanhola. De certo, até agora, é que a Copa do Mundo de 2010, a primeira realizada em território africano, veio mostrar ao mundo que o futebol está de saco cheio de especialistas!

David Villa, da Espanha; Wesley Sneijder, da Holanda; Mesut Özil, da
Alemanha; e Diego Forlán, do Uruguai. Qual deles será o craque da Copa?
Na próxima Ressaca Esportiva, 2ª que vem, com certeza já saberemos...

Deixa Que Eu Chuto! (palpites de hoje para 2014)
Fim de Julho - Novo técnico da Seleção: Sinceramente, não faço a menor ideia de como anda a politicagem nos corredores da CBF. Acho, daqui do meu sofá, que o Felipão é o favorito para a vaga, mas torço, de verdade, para que Mano Menezes assuma. Um cara de cabeça aberta, que não tem medo de discutir suas ideias - vide seu twitter - e que me parece bem mais coerente do que os sempre lembrados Luxa e Muricy.

2 comentários:

  1. E o Shuaizitiger?!?! (hehe nomezinho complicado!)
    Pra mim, o principal jogador da Alemanhã, não teria vaga nessa sua seleção de craques não?!

    ResponderExcluir
  2. É uma boa aposta também, assim como Müller, Iniesta, Casillas, Suárez, Stekelenburg e Robben. Fato é que com tantos excelentes coadjuvantes, ainda não achei O Craque da Copa. PS: é Schweinsteiger... HAHAHAHA

    ResponderExcluir