sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Queimando o Filme! - Soem as Cornetas!

Alô, alô tripulação! Ontem tive alguns probleminhas e não consegui vir aqui dizer o meu famoso "eu avisei" sobre o título argentino na Sulamericana. Então vou dizer hoje mesmo.

Eu avisei; não foi? Argentino é chato nesse negócio. O Independiente, então, mais ainda. Ta certo que estava há 15 anos sem disputar uma decisão continental, a última exatamente a que eu me referia na quarta, quando tirou o título da falecida Supercopa dos Campeões da Libertadores do meu Mengão, justamente no ano do centenário. Mas eu avisei que a baba do time do Goiás não teria nenhuma chance. Confesso que não vi o jogo -  só os melhores momentos - e o Goiás até jogou bem. Criou bastante. O He-Man jogou bagarai e tudo mais. Mas lá em Avellaneda, é brabo. E olha. Segura os caras na Libertadores. Eles não são os maiores vencedores da história do torneio atoa. Pode escrever aí.

Bem, findado o último campeonato do ano para nós brasileiros, chegou a hora de cornetar as tranferências, especulações e rumores que já pipocam na imprensa tupiniquim para a temporada 2011. E de cara, já vou descendo o pau logo no meu próprio time. Desfazer a geração 2006, como vem sendo chamada pela mídia a base rubro-negra, é um erro. E dos grandes. Mandar embora Juan, Toró, Léo Moura, Angelim et cetera não é a solução para os problemas do time. Não discuto que a fase de alguns deles não é boa, mas fase é fase. E a escassez de bons laterais Brasil a fora é imensa. É um erro no mínimo estratégico mandar dois dos melhores na posição embora. E não me venham com essa desculpa de que vai baixar a idade do elenco que isso é historinha triste! Vai pra porra! Aposto aqui com vocês que eles vão é trazer os velhos cupinchas do Luxa. Ou você acha que vão trocar o come-dorme do Cléber Santana pelo Williams para baixar a idade do elenco mesmo?

Outra coisa que eu não to entendendo são essas notícias de que o Loco Abreu estaria sendo sondado pelo Cruzeiro. Mas que palhaçada, hem! Cadê o Loco para dar coletiva e dizer logo que isso é caô. O Loco ou alguém do Botafogo. Se perder o Loco, vai afundar. Aliás, o Fogão não precisa de muitas reforços se conseguir manter a boa base desse ano. Precisa de 2 laterais urgentes e talvez uma ou duas boas peças para o meio-campo. Dizem que eles querem Egídio, do Fla emprestado ao Vitória, e/ou Evérton, ex-Fla atualmente no México. Já aviso logo: são duas babas! E não vão resolver nada no Botafogo. Aliás, tem uma coisa que eu não consigo entender pelos lados de General Severiano. Onde foi parar o bom Wellington Júnior, lateral ambidestro titular da Seleção Sub-20 vice mundial em 2009? Dos rumores do GE.com, apenas Juan (Fla), Pedro Ken (Cruzeiro), Arévalo Rios (Peñarol), Elias (Atlético/GO) e Márcio Azevedo (Atlético/PR) me parecem contratações boas. Se vier 1 dos laterais e pelo menos 2 dos meias, já se estende a chance de um ano melhor para o time da Estrela Solitária.

O Vascão, por outro lado, é um mar de especulações. Certo mesmo, por enquanto, só a chegada do centroavante Marcel, ex-Santos, e os retornos de Pimpão, Jéferson e Márcio Careca. Na boa, trazer Eduardo Costa, volantezinho horroroso do Mônaco da França, só pode ser piada. Já o Pierre, se conseguirem tirar do Palmeiras, será um grande negócio. Assim como se vencerem o leilão pelo surpreendente, mas incógnito, Elias do Atlético de Goiás. Mas o grande reforço do Gigante da Colina pra 2011 parece mesmo a barca. Se conseguirem se livrar de Gian, Léo Gago, Enrico e Rafael Coelho, já será uma vitória. Fumagalli, Élder Granja e Ernani já fora. Não vou comentar aqui esses papos de Anderson do Manchester, Nilmar e Grafite. Não sou incrédulo. Futebol é uma caixinha de surpresas. Mas esse tipo de negócio, só acredito... Vendo!

E por último, falemos do Fluzão, campeão Brasileiro, time já caro pra casseta, e que promete mais um caminhão do Faust... Ops! De reforços para 2011. Na lista tem Rodolfo, ex-zagueiro do Flu que ta na Rússia; Diego Cavalieri, ex-Palmeiras; Richarlyson, amigo do Muricy; Thiago Neves, e as promessas Rafael Tolói (Goiás) e Ciro (Sport). É uma boa lista de reforços, sem dúvida. E com o dinheiro da Unimed, parece crível que o Tricolor das Laranjeiras possa realmente trazê-los para a Libertadores, transformando o time em uma verdadeira máquina no papel. A lista de saídas/dispensas também é pequena, mas aí eu vejo nela os nomes de Fernando Henrique, Mariano e Leandro Euzébio. Tudo bem. Alguns vão dizer que o FH pode sair sem deixar saudade. Mas confiar no Berna é um erro. Podem acrediter; de goleiro eu entendo. Se mandarem FH embora e o Cavalieri não vier... Fu! Outra: deixar o Mariano sair é sacanagem, né? O cara foi um dos melhores jogadores do time no Brasileiro. Pra deixar ele sair tem que trazer o Maicon, o Daniel Alves. Pára, né Fluzão! O caso Leandro Euzébio é mais tranquilo. Apesar dele ter sido um dos mais votados naquele prêmio babaca do Brasileirão, ele é uma merda. Um merda regular, mas ainda sim um merda. Se trouxerem Rodolfo e Rafael Tolói, realmente não vão precisar mais dele. Mas é o mesmo caso do FH. E se não trouxerem? Vai que...

Bem, por hoje é só pe-pe-pessoal! To indo nessa. Grande abraço a todos e um ótimo fim de semana. Aliás, a partir de segunda feira, já vos escrevo de Rio das Ostras, minha nova morada. Pois é... Tão pensando que é só boleiro que troca de clube no fim do ano? Que nada. Só falta aquele discurso mala de que "a proposta foi boa pras duas partes; eu espero que a torcida entenda; eu fiz muitos amigos aqui e tenho certeza de que as portas estarão sempre abertas; blá blá blá". Mas, enfim, e vocês, o que estão achando das negociações do seu time para 2011; estão confiantes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário