segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Ressaca Esportiva - Adeus 2010

Alô tripulação, Sejam bem vindos! Depois de mais uma semana de folga do nosso amado idolatrado salve-salve blog/bar, devido à minha mudança para Rio das Ostras, estou de volta para me despedir de 2010. Mas muita calma. Esse não será o último post do ano. É que como já começam a pipocar pela net as listas das melhores e piores coisas de 2010, resolvi - óbvio! - deixar a minha aqui também. Então, vamos a ela:

Melhor Filme: Como Treinar Seu Dragão (How To Train Your Dragon). Tudo bem que eu vi poucos filmes esse ano. E como sempre, não vi nem metade do que eu gostaria. Perdi A Origem, Tropa 2, A Rede Social, Cisne Negro, Muita Calma Nessa Hora, Esquadrão Classe A, Fúria de Titãs, Prince of Persia, o final de Jogos Mortais e muitos outros. Então, como só vi Idas e Vindas do Amor (Valentine's Day), Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland), Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 (Harry Potter and the Deathly Hollows: Part I), Ilha do Medo (Shutter Island), Homem de Ferro 2 (Iron Man 2), Kick Ass - Quebrando Tudo (Kick Ass), O Livro de Eli (The Book of Eli) e Recém-Formada (Post Grad), a competição não foi das melhores. Mesmo assim, a história encanta pelo carisma e pela leveza sem parecer banal. Se Tim Burton e Linda Woolverton não tivesse cagado Alice...

Melhor Série: Fringe. Cara, na boa, a turma de J.J.Abrams se superou. Nessa ficção policial cheia de mistério, teorias científicas inteiramente atuais e certa dose de drama, eles conseguiram criar algo sem a chatice de Arquivo-X, que girava sempre em torno do mesmo assunto, e sem a viagem total sem pé nem cabeça que acabou sendo Lost. Com a ajuda de um enredo muito bem enlaçado e de um elenco talentoso e carismático, encabeçado pelo trio Anna Torv (Olivia Dunhum), Joshua Jackson (Peter Bishop) e John Noble (Dr. Walter Bishop), fizeram uma série que se não é um fenômeno de audiência, é nome certo nos Top 10 de seriados em 2010. Para mim, a melhor série, não só desse ano que está acabando, como, agora, na metade da 3ª temporada, é também a melhor de todas as sérias que eu que já vi. Disparada! Espero que não acabe tão cedo.

Melhor Time: Internazionale. Eu sei, a Seleção da Espanha jogou muito na Copa, papou o título inédito e deu show com aquele futebol que privilegiava a bola. Mas nenhum time do mundo fez mais em 2010 que a Inter de Milão. Nem o Brasil de Bernardinho, também campeão mundial esse ano. A Inter teve o melhor goleiro de 2010 (Júlio César), o melhor lateral (Maicon), o melhor meia (Sneijder), o melhor técnico (José Mourinho até a metade do ano) e uma dupla de ataque que apesar de ter passado a Copa apagada, arrebentou no resto do ano todo (Eto'o e Milito). Papou o 5º título italiano consecutivo, a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes da Fifa. A Fúria que me perdoe, mas acho que se pudesse disputá-la, a Inter seria forte candidata à Copa do Mundo também.

Melhor Jogador: Wesley Sneijder. Eu fiquei na dúvida entre o meia holandês, o craque espanhol Xavi, campeão do mundo na África do Sul, o uruguaio Forlán, que carregou a Celeste no Mundial, e os argentinos Messi, que está sempre comendo a bola no Barcelona, e Conca, que conseguiu não só levar o Fluminense ao título brasileiro depois de 26 anos, como ainda entrou pra história ao ser o 1º jogador de linha a jogar todas as 38 partidas de um Brasileirão de pontos corridos. Mas é só ler ali em cima pra saber porque Sneijder levou essa. O cara, além de ganhar tudo com a Inter, ainda arrasou Brasil, Uruguai, e mais uma porção de gente na Copa da África. Não conquistou o título inédito para a Laranja Mecânica, mas com certeza foi o jogador que mais brilhou durante todo o ano de 2010.

Maior Mico: José Serra & A Bolinha de Papel. Eu até pensei em dar vitória para o Tiririca, mas a culpa não é dele. É dos mais de 1 milhão de doentes que votaram nele. E a verdade é que esse ano teve muito mico, em tudo quanto foi lugar. Só aqui no Brasil, a gente teve o Dunga na Copa, o Fla mandando Zico embora, o 100 ter nada do Corinhtians, o Lula apoiando o Armadinejad, a emenda Ibsen Pinheiro, a polícia de São Paulo no caso Eloá, o aumento de 62% para nossos "muito trabalhadores" parlamentares, enfim, mais uma vez tivemos mico, palhaçada e vergonha pra dar e vender. Mas nada na minha humilde opinião supera a bolinha de papel atirada no José Serra no Rio durante as Eleições. A imprensa falando em traumatismo craniano foi sacanagem, né!

Maiores Chatos: Restart. Eu nem sei que música eles tocam, sem brincadeira. Nunca ouvi mesmo e se ouvi, não soube que eram eles. Mas nos últimos meses, esses caras de cabelo repicado, roupas coloridas e óculos infantis tomaram conta de tudo na mídia nacional. Não se fazia nada sem ver Restart em algum lugar. Na TV, na net, nos jornais, em tudo. Muita chateação esses caras! E eles ainda ganharam prêmio de música esse ano da MTV, né? Pára! Ganharam mesmo foi em chateação da Lady Gaga, dos Jonas Brothers, do Luan "Meteoro de Pégaso" Santana e do Justin Bieber, que aliás, é outro molequinho mala sem alça.

Música do Ano: Tik Tok, de Kei$ha. Eu não sei você, mas eu ouvi mais essa música em 2010 do que a voz da minha consciência. Pra onde eu saía, tocava essa música. Isso sem contar rádios, sons de carros et cetera. E o pior é que eu nem fazia ideia de que quem cantava essa música era essa belezura toda aí não. Detalhe: eu nunca tinha ouvido falar dessa mulher; prova de que eu e a cultura estamos cada vez mais distantes desde a virada do  último século... rs

Mulher no Ano: Larissa Riquelme. Tudo bem, em 2010 elegemos a 1ª mulher presidente da história tupiniquim, um ato fantástico e digno de colocar aqui Dilma Rousseff. Isso sem falar na Marina Silva, que conseguiu mais de 20 milhões de votos no 1º turno sem a grana do PSDB nem a propaganda do Lula. E eu até ia mesmo colocar uma delas aqui. Mas daí vi o comercial novo da Brahma, aquele do chip do futebol, e lembrei que a concorrência era forte demais. Porque esse ano, nenhuma mulher apareceu mais que Larissa Riquelme, musa da Copa do Mundo, expressão mais procurada pelos brasileiros no Google em 2010 e que fez muito marmanjo torcer pro Paraguai na Copa. Menos mal que ela tirou a roupa mesmo sem aquele timeco ter ganho. Foi mal, Dilma. Não dava não. E até ela sabe disso. Olha o que ela mandou pra quem discorda da gente.

Homem do Ano: Luiz Inácio "Lula" da Silva. Vencedor da 3ª Eleição consecutiva ao colocar a Dilma no poder contra o Serra, governante com aprovação popular recorde de 87%, eleito o governante mais influente do mundo pelo New York Times... Até filme ele virou em 2010. Digam o que quiserem, Lula foi O cara esse ano, desbancando entre outros concorrentes, Maradona, o showman da Copa da África do Sul; Barak Obama, 1º presidente negro dos Estados Unidos; Sérgio Cabral, o governador que bateu de frente com o tráfico no Rio, e o Wagner "Capitão Nascimento" Moura, um dos maiores heróis nacionais desde Macunaíma. O cara é tão bom, que até bater de frente com a ONU e sair impune, ele saiu. Afinal, que outro presidente do mundo conseguiria apoiar o mau caráter do Armadinejad e ser contra EUA e Europa e ainda sair por cima da carne seca? Só Lulalá...

Kriok do Ano: Costinha. Esse foi um ano pródigo - como sempre - para nós. Surgiram muitos fatos, como o bicampeonato paternal de Victor e Marlon, o Thiago Pereirinha ter começado a estudar de verdade, as epopeias amorosas de Rodrigo Cachorrão e o surgimento do navio pirata de Cyrão O Implacável. Mas nenhum Kriok surpreendeu tanto em 2010 quanto Vitor CBF, vulgo Costinha, vulgo Mr. Costa. Em 1 ano ele deixou de ser o cara quieto e tímido, o Rei das Primas, para virar o Rei da Dança, o maior pegador da West Show nesse ano, e se tornar de vez um dos caras mais influentes do grupo. E isso tudo ainda dando com a língua nos dentes pra Kelly e só enchendo a cara às sextas feiras. Esse ano, já viajou Bahia, Pernambuco, Maceió, Saquarema e Rio das Ostras, virou moleque-piranha e levou um título que é mais do que merecido!

3 comentários:

  1. Ah, lembrei que eu vi também Gente Grande (Grown Ups) e Caçador de Recompensa (The Bounty Hunter), mas mantenho meu filme.

    ResponderExcluir
  2. Eita! Parece que a lista de filmes que vi em 2010 é maior do que eu esperava. Esqueci do ótimo O Fim da Escuridão (Edge of Darkness).

    ResponderExcluir
  3. Pô valeu pelo titulo de melhor do ano, não merecia tanto essa homenagem.
    Obrigago por tudo, e espero revolo em breve meu amigo Mr. Tunan.

    ResponderExcluir