quarta-feira, 24 de novembro de 2010

4ª Sem Gelo - Dúvidas Cruéis

Alô tripulação! Hoje não tem saudação, nem papo furado. Porque é um absurdo o que está acontecendo no Rio de Janeiro nesses últimos dias. Nessa madrugada já foram, segundo o portal G1, mais 5 ônibus, uma van e 12 carros incendiados na cidade. Mais do que uma pouca vergonha por parte do poder público, algo que me deixa sinceramente perplexo.

Na boa, todo dia tem um representante da segurança falando que isso vai ser resolvido, que tudo está sob controle, que vai aumentar o policiamento nas ruas et cetera, et cetera e et cetera. Pára, né! O número de incêndios só está aumentando. A cada manhã tem mais casos de veículos incendiados. "Ah!", dizem os políticos, "mas isso é por causa da nossa maravilhosa política de segurança pública, das UPPs e da transferência de bandidos cariocas para presídios fora do estado". Porra! E isso era dúvida desde quando? O que mais me intriga toda vez que vejo uma nova gravação amadora de um carro pegando fogo nas ruas do Rio é que quase todo carioca sabe quais são os principais acessos do tráfego na cidade. Menos a polícia. Ou tem alguém que não sabe que a Av. Brasil, a Dutra e as Linhas Amarela e Vermelha precisam de policiamento redobrado? Vão parar com esse orgulho babaca porque os traficantes estão putos e começar a tomar providências quando; quando eles botarem fogo em gente?

Mas hoje, vendo o RJTV agora a pouco, fiquei ainda mais irado ao saber que as ordens para essa queimação estão partindo de dentro dos presídios. Dá pra acreditar? Eu, cidadão comum, que batalho, pago imposto e coisa e tal, vivo tendo problema de sinal com meu celular. Mas preso, ah, preso não tem isso não. Juro que passou pela minha cabeça ligar para as empresas de telefonia celular para saber se o sinal é melhor em Bangu do que nos outros pontos da cidade. Porque não é possível! Parece que eu to culpando as empresas de telefonia, mas não é isso não. É que é um absurdo que o estado, a prefeitura e a União não façam nada para acabar com um problema que tem mais de 10 anos. Esse papo de bandido comandando o tráfico de dentro de presídio é muito velho! E até hoje nada foi feito para resolver isso. Em qualquer filme ou seriado americano, a gente vê um zilhão de maneiras de bloquear sinal telefônico móvel. Mas eu imagino que isso deva ter um custo bilionário, né. Só pode. Ah é, esqueci. Gase custa muito caro. Não podemos resolver esse problema...

Fico imaginando o que passa na cabeça de um bandido desses quando escreve que "com UPP, não vai ter Olimpíada". Será que o sujeito acha mesmo que, seja lá o que mais eles fizerem, o Rio e os cariocas vão abrir mão dos Jogos? Claro que vai ter sempre um babaca pra dizer que é um gasto de dinheiro público em obras que vão ficar jogadas; que se não tem condição de cuidar do próprio povo, não pode fazer festa pra gringo; e mais uma porção de merda que certamente vai pipocar por aí. Mas o povo do Rio de Janeiro não pode desistir. Está na hora de acabarmos com tanta crueldade e tanta dúvida. Afinal, se a gente já lutou até contra os militares nas Diretas e venceu, podemos vencer também o tráfico de drogas. Eu acredito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário