sábado, 29 de maio de 2010

Doidão tudo fica Bom - Mais Cachaça pro Futebol Brasileiro!

Eu ia postar algo sobre a Copa que está se aproximando, porém, hoje, na hora do almoço, me diverti vendo um exelente jogo de showbol: Brasil x Peru. Por incrível que pareça, o jogo foi um ótimo 9x9. O jogo foi bom, mas melhor ainda foram as "fanfarrices" feitas pelos jogadores. Logo que vi a escalação, sabia que ia dar merda. Figuravam no time titular figuras como Edmundo "Animal", Djalminha, Válber e o juiz... hahaha Godoy!!! Foi muito bom! A porrada lambeu entre os jogadores e, para variar, Godoy também aproveitou o jogo para treinar suas famosas cotoveladas de antigamente, quase entrando na porrada também. Isso pra não falar do pênalti que o Djalminha perdeu com o jogo empataddo em 9x9, no último minuto da partida, com sua paradinha 360°.

Não quero dar uma de velho, só tenho 24 anos, mas num passado recente era mais divertido assistir aos jogos pelo futebol melhor jogado, pelas entrevistas durante e depois das partidas, pelos discursos antes que aclimatavam o ambiente. Resumindo: futebol era bem mais divertido com Djalminha, Edmundo, Romário, Junior Baiano, Renato Gaúcho, Ézio, Túlio Maravilha etc. Poderia citar vários jogadores que, acima de tudo, eram autênticos, dentro e fora de campo, o que tornava o futebol mais interessante.

Mas o que os jogadores citados acima têm - além do maior talento - que os dos novos tempos não têm? O gosto pela cachaça e pela Farra, é claro! Jogadores fanfarrões fazem bem para o espetáculo porque se provocam, se estapeiam, se xingam dentro de campo, mas depois, tudo se resolve na mesa sagrada do bar; lugar onde eles, com certeza, se encontravam depois dos jogos. Hoje, o futebol é feito de frases feitas, discursos que são repetitivos, e jargões politicamente corretos, salvo algumas exeções.

Nos anos 90, por exemplo, cada time no Rio tinha pelo menos 5 fanfarrões que eram rejidos por um "fanfarra mór", que carregava o tima nas costas. Tinhámos Romário, Edmundo, Renato Gaúcho e Túlio, um em cada time, cada um com seu estilo, mas todos tornavam o espetáculo mais vibrante e interessante; todo clássico dava gosto de ver pra saber quem ia ter que pagar a caixa de cerveja apostada antes do jogo, ou pagar o rodízio no Porcão.

Em suma, o que falta hoje no futebol para torná-lo mais divertido é a fanfarronice. Tenho saudade dos jogadores do showbol, não só pela bola que jogavam, mas por todos os valores que agregavam ao espetáculo, e que hoje foram banidos por tribunais, suspensões e tudo mais que "poda" o show e o deixa "politicamente correto", manchando o futebol que deveria ser uma forma de expressão livre de grandes restrições.

Ah, já ia esquecendo de falar! Advinhem qual é o patrocinador da Seleção Brasileira de Showbol? A cachaça mais famosa do Brasil: 51. Bem sugestivo, não?

"Pra Não Dizer Que Não Falei De..." Boa do Fim de Semana
Como bom apreciador da "dança juntinho", vou me lançar hoje pro Roça in Rio, no Jockey Club da Gávea. Com esse friozinho, nada melhor do que um forrózinho para dar uma polemizada, né. E se você gosta de sensualizar, vai gostar de lá também...

Nenhum comentário:

Postar um comentário