segunda-feira, 31 de maio de 2010

Ressaca Esportiva - O Galinho Voltou!

Zico no Flamengo. Em qualquer época, isso soaria quase como um pleonasmo. Afinal, é difícil pensar na história de um sem o outro. Não há como lembrar de Zico sem a camisa 10 da Gávea, o craque maior de uma geração de craques como Mozer, Adílio, Andrade, Tita, Leandro, Júnior, depois Leonardo, Renato Gaúcho, Bebeto, Aldair e Jorginho. Assim como não há como falar do Flamengo sem falar do maior jogador de sua história centenária: tetra campeão brasileiro, campeão da Libertadores e mundial, isso sem contar as dezenas de cariocas, e o posto de maior artilheiro do clube em Brasileiros.

Mas isso já faz 20 anos. Foi em 1990 que Zico vestiu pela última vez o Manto Sagrado rubro negro, antes de ir ensinar futebol aos japoneses. Então, você deve estar se perguntando, por que raios estou falando sobre isso?

Se você já deu uma olhada em qualquer noticiário esportivo, já deve saber. Se não, também já deve estar imaginando. Ele voltou, minha Nação! Zico é do Flamengo de novo. E queira o destino que seja ainda mais vitorioso agora do que foi quando jogador. Sem exagero. Parece impossível, não é mesmo? Mas não é. O Flamengo, atual campeão brasileiro depois de 17 anos, hoje é um clube um pouco menos bagunçado do que foi nos anos 90 e na primeira década do século XXI. Hoje há uma diretoria promissora, com uma cara séria, e uma visão real: transformar o Flamengo num clube da grandeza que ele tem. Tornar o Flamengo, um clube de quase 40 milhões de torcedores – mais do que muito país vai ter a seu favor na Copa do Mundo, por exemplo... – um clube grande no mundo. Tornar o Flamengo o ótimo negócio que ele sempre foi. E claro, dar títulos para essa Nação tão carente de ídolos, e que se acostumou a ver os poucos que ainda têm mandados embora – algo que a Patrícia Amorim parece ter conseguido mudar ao renovar com Petkovic, justo o maior camisa 10 da história do Flamengo depois exatamente de Zico.

Quando Zico assumir amanhã o cargo de diretor executivo de futebol do Flamengo, poucos se lembrarão de marcar o dia 1º de junho 2010 em seus calendários, mas certamente, será um dia que ficará na história do clube. Pois amanhã começa uma nova era no futebol rubro negro. A partir de amanhã, nomes como Leonardo, ex-técnico no Milan, não serão mais um sonho para essa direção. Porque Zico, acima de tudo, trará a credibilidade e a integridade que o Flamengo tanto precisava recuperar frente a quem investe e trabalha com futebol.

As mudanças podem ser lentas, como provavelmente serão. Títulos e grandes times podem demorar, como provavelmente demorarão. Mas de uma coisa a Nação Rubro Negra pode ter certeza daqui pra frente. A partir de 1º de junho de 2010, o Flamengo nunca mais será o mesmo.

Foto do Jornal O Globo, 29.Jun.2010. A matéria era sobre uma
parceria entre CFZ e Flamengo, mas virou realidade ontem: Zico
está de volta ao Mengão, como novo diretor executivo de futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário