segunda-feira, 24 de maio de 2010

Ressaca Esportiva - Bem Debaixo do Nariz

Eu tinha a esperança de conseguir escrever sobre o fim de Lost, já que o último episódio da série saiu ontem, mas graças a Vivo e minha conexão horrorosa, não foi possível baixar os 2 episódios que faltam. Então, nesse caso, terei que falar de futebol mesmo.

A rodada do Brasileiro, mais uma vez, foi um tédio só. Talvez um dos 8 jogos que eu não vi possam ter sido melhores que Corinthians 1x0 Flu ou Fla 3x1 Prudente, mas duvido muito. O campeonato é que ainda ta chato mesmo. Entretanto, algumas coisas já podem ser notadas. Apesar das 35 rodadas que faltam, alguns times começam a se destacar como favoritos pra essa primeira metade do Brasileirão, como o líder Corinthians (9 pontos) e os vices Botafogo, Avaí, Ceará e Palmeiras (7 pontos). Claro que nem todo mundo que começa bem termina bem, mas é inegável que esses pontos farão muita diferença na última rodada.

Apesar de líder e dos 100% de aproveitamento, não vi no alvinegro do Parque São Jorge mais do que um time bem armado taticamente. Sem criatividade e muito previsível, o Corinthians de Mano Menezes precisará de muito mais para chegar às últimas rodadas disputando o título. Do mesmo modo, também não imagino que o Ceará possa manter o bom início, mesmo depois de resultados expressivos como a vitória sobre o Flu e o empate com o Santos na Vila Belmiro. Mas se o dinheiro não falar mais alto e o PC Gusmão ir para o Palmeiras ou outro grande clube, tem tudo pra fazer uma bela campanha. Assim como o Avaí, que mesmo tendo perdido o técnico Silas e alguns jogadores importantes do time do ano passado, como Léo Gago, William, Marquinhos e Eltinho, pode repetir ou até melhorar a 6ª posição de 2009. Se Ceará e Avaí terminarem entre os 8 primeiros, não será nenhuma novidade pra mim.

Minha dúvida, na verdade, paira sobre Botafogo e Palmeiras. O alvinegro carioca vem fazendo boas campanhas nos pontos corridos já há alguns anos, mas tem esbarrado na fragilidade de seu elenco quando precisa de peças de reposição. Para a próxima partida, por exemplo, estará sem Herrera e Caio, expulsos ridiculamente contra o Goiás, e Loco Abreu, que serve a seleção uruguaia. A falta de reservas à altura, que vem prejudicando o Botafogo há anos, pode pesar na próxima rodada novamente. Se continuar sabendo aproveitar a rodadas pré Copa, e trazer mesmo Maicossuel e Jóbson, pode surpreender os que desconsideram o Botafogo na briga pelo título. Já no Palmeiras, a coisa é um pouco mais complicada. Mesmo com a demissão de Antônio Carlos e a notícia do fechamento do Parque Antarctica, o time continua surpreendendo e parece não ter sentido a crise e a saída de Diego Souza e Robert. Mas não pode vacilar. O time alviverde ainda é fraco e precisa de reforços. Por enquanto, ta dando pro gasto, mas que ninguém se engane.

Claro que são apenas 7 rodadas antes da parada pra Copa do Mundo, mas tenho pra mim que pelo menos 3 dos times que se garantirão na Libertadores, já estarão na ponta ao fim da 7ª rodada.

O Brasileirão ainda ta só começando. E ta chato. Mas olho vivo! Porque o título já pode estar sendo decidido bem debaixo dos nossos narizes...

Arte de Tunan Teixeira. Escudos de Avaí, Botafogo, Corinthians, Ceará e Palmeiras,
os líderes após a 3ª Rodada. Será que o Campeão Brasileiro de 2010 já ta nessa imagem aqui?

Nenhum comentário:

Postar um comentário