segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Ressaca Esportiva - 39,47%

Mais uma vez o fim de semana esportivo não teve nada de interessante. Na Europa, o Imperador Adriano estreou oficialmente com a camisa da Roma. Não jogou nada e ainda mostrou que o pé esquerdo ta frio, frio. Entrou com o jogo empatado em 1x1 e viu Eto'o balançar a rede duas vezes para dar o título da Supercopa da Itália para a Internazionale - e como joga esse Sneijder... Na Alemanha, Zé Roberto ta voando! Aos 36 anos, o brasileiro arrebentou e ajudou o Hamburgo a vencer o Schalke 04 por 2x1, com dois gols do matador holandês Van Nistelrooy. Se fosse no Brasil, iam dizer que ele ta velho. Mas, no Velho Mundo a coisa é diferente - talvez por isso eles tenham feito as duas últimas finais da Copas do Mundo... Tirando isso, só as velhas especulações do mercado da bola, como as novas tentativas de Milan, Tottenham e Rubin Kazan em tirarem Ibrahimovic do Barcelona, Luís Fabiano do Sevilla e Carlos Eduardo do Hoffenheim, respectivamente.

E no Brasileirão? Bem, por aqui nada mudou. O Fluminense de Muricy Ramalho continua líder apesar do empate em 2x2 no jogão contra o Vasco do invicto PC Gusmão. Fechando os clássicos da rodada, o vice-líder Corinthians sapecou o São Paulo por 3x0 com atuação de gala de Elias. E ouvi dizer que 3 foi pouco, porque o Rogério pegou muito. Fecham a zona de classificação para a Libertadores o Botafogo, que não jogou nada, mas venceu o Hawaii por 1x0, e o Ceará, que despachou o Grêmio por 2x1. De resto, nada demais. Nenhum resultado surpreedente, nenhuma jogada incrível, nenhum golaço memorável. Olhando a tabela e o futebol apresentado pelos 12 primeiros colocados (diferença de apenas 13 pontos) vê-se um campeonato bem embolado, onde todo mundo tem chances. Não vejo nenhum time muito a frente dos demais na bola jogada. A tendência, quando os reforços da janela entrarem em forma, é que a balança comece a pender para um lado, mas por enquanto, ainda não vi nenhum favorito ao título.

Por outro lado, lá na zona da degola, a coisa começa a ganhar uma cara. Salvo raras exceções, é difícil acreditar numa arrancada para os Atléticos de Goiás e de Minas, ou para Grêmio e Goiás. Os 4 não tão jogando nada, talvez exceto pelo Grêmio, que ta joga direitinho, mas não vence. Se eu tivesse que apostar em alguém pra sair, seria no Grêmio de Renato Gaúcho, com certeza. O Galo, com suas contratações mirabolantes, e por incrível que pareça, não tem padrão de jogo, nem esquema. Mesmo com Luxa no comando, é sério candidato a cair. Se a mineirada continuar achando que, "ah, o time é muito bom, uma hora eles se acertam...", vai voltar pra Segundona. O Dragão, coitado, tem um time muito limitado. Eu até torço pra que eles fiquem, porque o time é simpático, mas acho que não vai ter jeito não. Fraco, fraco, fraco. Já o Goiás até tem um timezinho ajeitado, organziado, mas muito inconstante. Vai viver esse sufoco até o final, com certeza. E ainda tem o São Paulo e o Greminho - Barueri, Prudente, foda-se! Chame do que quiser... Aliás, essa porra tem mais é que cair. Não tem torcida, não tem cidade, não tem história, não tem porra nenhuma! Pode cair tranquilo que ninguém vai sentir falta.

E o São Paulo, hem? O Rogério já vai pagar a língua por ter dito há algum tempo que não se imagina jogando Copa do Brasil. E é bom se acostumarem rápido por lá com a ideia de jogar em campos ruins, estádios vazios e distantes et cetera, porque com o time que tem e ainda com geral querendo ir embora, corre sério risco de, além da Copa do Brasil em 2011, jogar também a Série B na RedeTV. Pode parecer que está cedo, mas já se foram 15 das 38 rodadas, o equivalente a 39,47% do Brasileirão. E a chance do Tricolor Paulista levar outra surra, do Vasco, em pleno Morumbi, na próxima 4ª feira é grande. Juvenal, Marco Aurélio e Rogério: é bom começarem a preparar o espírito aí já... Porque a coisa ta feia. E não parece que vai melhorar não.
Mais do que um símbolo do São Paulo, Rogério é um símbolo do futebol
brasileiro, por ter passado a vida toda no Tricolor Paulista. Mas é depois de
39,47% do Brasileirão completos, é bom que ele e seus companheiros abram
os olhos ou vão acabar na tela da RedeTV jogando a Série B em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário