sábado, 26 de junho de 2010

Doidão tudo fica Bom - Senhoras também sabem

Mesmo não sendo jogo do Brasil, a Copa traz um frissom diferente. Não só para nós, amantes do futebol. Nas ruas, no trabalho ou em casa, todo mundo dá uma paradinha para ver os jogos. É nesse momento que vem as colocações de suas mães, tias e avós, que não entendem nada de futebol. Entretanto, elas podem ser esclarecedoras e cheias de sabedoria.

No intervalo do almoço, estava eu assistindo Itália x Eslováquia; joguinho ruim e a Itália perdendo. A lanchonete estava cheia, e apesar da torcida contra, todos acreditavam que a Itália marcaria um gol, empataria a partida, e se classificaria. Afinal, era a Italia né. Porém, a senhora da lanchonete, em uma observação breve de 10 minutos cravou:
- Esse time de azul é a Italia, é?
- Sim.
- Iiiiiii, eles são muito ruins! Vão perder!

Na hora pensei: ela pode até estar certa, mas com a Italia, é sempre assim; jogo feio, aos trancos e barrancos, mas sempre passa. Erro meu. Aquela senhora, que parecia não entender nada de futebol, usou a sabedoria da vida pra enxergar o que era nítido. O time da Itália é muito ruim!

O panorama era meio de tensão e de descontração, afinal era dia de Brasil x Costa do Marfim, e aniversário de 90 anos da minha saudosa vózinha, Dona Julieta, churrasco, cerveja, familía reunida e uma "TVzinha" de 20 polegadas de frente pro sol. Resultado: união familiar!!! Todo mundo juntinho para tentar ver o jogo - acho que foi a intenção da pessoa que providenciou a TV. União familiar a parte, todos os especialistas em futebol da familía fazendo altas análises, a tônica de todos era de jogo duro. Dona Julieta, sabiamente, disse:

- É contra a seleção africana?
- É vó.
- Então nosso centro-avante vai fazer a festa.

Todo mundo respeitou Dona Julieta - 90 anos! - viu todas as Copas do Mundo, mas nimguém levou muita fé. No fim do jogo ela fez a festa, e ainda zombou de nós, "especialistas" em futebol:

- Vocês são muito jovens... Onde já se viu o Brasil perder pra um time africano?

Depois fui ouvir um comentarista na TV dizer que o Brasil nunca tinha perdido para uma seleção africana em Copas. A colocação da minha vózinha, que é vascáina sofredora como o neto, e com experiência de todas as Copas, tinha todo sentido.

Isso é pra provar que mulher também entende de futebol. E se for vascaína então, aí pode confiar.

Tinha mais um monte de "causos" para contar, mas ta na hora de Gana x EUA, e vou ver o jogo.

Deixa Que Eu Chuto!
Argentina x México:
Argentina, sem muitas polêmicas.
Inglaterra x Alemanha: Aí fudeu. Não sei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário