quarta-feira, 30 de junho de 2010

4ª Sem Gelo - Papéis Invertidos

Olá caros amigos de copo! Chegou a hora da verdade na Copa do Mundo. Depois de vários joguinhos horrorosos e várias seleções famosas dando tchau antecipado, finalmente veio a hora do vamo vê! E eu, claro, como bom analista de boteco, não podia ficar de fora dessas palpitaiada aí, né.

Mas o que realmente me impressiona nessa Copa do Mundo é a inversão de valores que estamos vendo nesse mundial. Onde eu, do alto dos meus quase 30 anos, ia imaginar um dia ver um Carrossel Argentino, uma Alemanha que dá show, uma Espanha que não morre na praia - ainda não morreu, pelo menos -, uma seleção africana com chances reais de chegar às semifinais, e um Brasil e uma Holanda pragmáticos!? Puta merda! É ou não é o sinal dos tempos?

Os analistas estão desesperados. Falam uma coisa hoje e amanhã dizem outra. Exaltam uma seleção hoje e ela roda amanhã, metem o pau num jogador hoje que arrebenta amanhã. E se nem eles sabem mais o que estão dizendo, acho que meu camarada Bolo tem razão: as senhoras também sabem... Olha aqui um bom exemplo: todo mundo criticava o Felipe Melo antes da Copa. Pois bastou o Brasil pegar uma boa retranca portuguesa e o "lunático" do Felipe Melo sair machucado pra eles perceberem o óbvio! Sem ele, o Brasil fica sem saída de bola. Até as estatísticas da FIFA, que vivem "falando" merda, sabem disso (até o fim da 1ª Fase, Felipe Melo era o líder em aproveitamento de passes longos na Copa). Outro exemplo? Dou logo 2. Rooney e Cristiano Ronaldo. Antes com os ovos babados pela crônica esportiva mundial, saíram da Copa sem marcar um golzinho sequer. O Messi não fez nenhum também - você vai retrucar. É vero. Mas o Messi ta jogando demais! E até nisso os especialistas tão errando. Cadê os que falavam que o Messi só jogava no Barça? É, amigos, sinal dos tempos...

Pode até ser que Brasil e Holanda façam o melhor jogo da Copa - talento de lado a lado não falta -, mas confesso que não acerdito. Os holandeses tão jogando pro gasto, mas vê-se claramente que têm muito futebol a dar. Antes criticada por não saber administrar seu bom futebol e transformá-lo em vitórias, agora a Laranja parece madurinha, madurinha... Do Brasil, claro, esperamos tudo - desde show até fracasso. Se nossa camisa amarela pesa mesmo, chegou a hora de fazê-lo. E o que dizer de Argentina x Alemanha? Alguém já se imaginou dizendo que pro bem do futebol arte, vai torcer pra Alemanha!? Pois não se espantem se, além dos secadores clássicos, houverem muitos "entendidos" se juntando ao coro dos chucrutes no sábado. Ouço muito que a Argentina não tem um time (apesar dos ótimos jogadores), e que não tem técnico (e sim um ídolo no banco). Mas ao ouvir o André Rizek ontem dizendo que a impressão que dá é que o Maradona escala o Mascherano como cão de guarda e manda Verón, Messi, Di María, Tevez e Higuaín se virarem, lembrei-me do que ouvi e li do time de Cruyff, Neeskens e Rensembrink. Do Paraguai, sinceramente, não espero mais nada. Não fosse contra a Espanha, diria que eles podiam ir pro jogo com a mala arrumada já, igual a galera que vai pro Paredão do BBB. Mas é a Fúria, né, que apesar de jogar um futebol vistoso e técnico como o dos anos 70 misturado à aplicação tática do séc XXI, tem aquela fama de virar só uma raivinha da hora H... Achou que eu ia esquecer de Uruguai x Gana? Nananina. Espero bom jogo aqui também. Os uruguaios com a melhor defesa do mundial, um time brabo, e com Forlán e Suárez jogando muito; contra os últimos africanos da Copa, um time bem armado, consciente taticamente, e com ótimos valores individuais, como Ayew, Gyan, Prince Boateng e Jonathan Mensah.

Quer saber? Bota a cerveja no gelo, amigo! E pode acendendo o carvão também! Porque a partir de amanhã, só vai ter jogão! E os tempos do futebol mundial serão outros...
- Com o copo na mão e do lado do irmão! YOHOOOOOO!


Nosso convidado de hoje na 4ª Sem Gelo é Tunan Teixeira, ex-repórter do jonal Lance! do Rio, escritor e roteirista. Ele é colunista da Ressaca Esportiva de 2ª feira, e editor desse blog, além de ser um boêmio convicto, e amante dos causos e da simplicidade da vida de boteco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário