sexta-feira, 25 de junho de 2010

Queimando o Filme! - Transporte Público

Meus camaradas! Mesmo faltando algumas horas para as oitavas-de-final da Copa do Mundo começarem, não estou muito interessado em falar de futebol hoje. E posso assegurar que a pífia atuação da nossa Seleção não tem nada a ver com isso.

A verdade é que eu to puto! Não deveria, pois entrei de férias no trabalho hoje, e isso é um bom motivo pra sorrir, mas to puto! Puto porque numa viagem de 50 minutos, entre a minha universidade e meu lar doce lar, não consegui pensar em nenhum assunto decente pra compartilhar com vocês aqui na mesa. E porquê isso? Por quê? (eu nunca sei qual “porque” usar). Bom, simplesmente porque o barulho ensurdecedor do ônibus, o frio e o desconforto, eram forças muito poderosas que remavam contra o meu sossego e concentração. Aquela carroça troncha, desconfortável e mal pilotada. A velocidade acima do necessário. O vento frio, que vinha da janela aberta da safada calorenta sentada na minha frente. Os vidros e parafusos chacoalhavam como se fossem integrantes da ala de ritmistas da Unidos do Caralho a Quatro!

Foi aí que eu percebi: o meu post estava bem ali na minha frente. Na verdade, eu tava sentado nele. Linha 739, Seropédica-Campo Grande.

Na moral! O transporte público no Rio de Janeiro é um CÚ! Uma olhota suja, ineficiente e mal conservada. Os ônibus são cata-cornos, sempre preocupados em chegar mais rápido ao seu destino final. A minha pergunta constante é se eles ganham por hora. Porque a pressa que os motoristas de ônibus no Rio têm é impressionante. O metrô é uma lata de sardinha que funciona muito bem - só na Zona Sul. O trem então, nem se fala. Um camelódromo sobre trilhos, estacionado no tempo.

A boa notícia é que mudanças devem ocorrer. Visando principalmente as Olimpíadas de 2016, a prefeitura do Rio, acatando uma determinação do Ministério Público, irá realizar licitação para sacramentar as linhas e empresas que atuam no Rio. A idéia é diminuir o número de veículos nas ruas e aperfeiçoar o transporte. Para informações sobre esse tema acesse o Blog do Marcelo Sereno.
(http://www.blogdosereno.com.br/blog/2010/05/prefeitura-quer-regulamentar-transporte/)

Bom, espero que essas mudanças realmente ocorram, e passemos a ser tratados com um pouco mais de respeito. Que eu não seja obrigado a esperar mais 30 minutos pro próximo ônibus, porque o que passou primeiro, simplesmente não parou.


Então, o post de hoje foi só um pequeno desabafo. Espero que não se importem!


Deixa Que Eu Chuto! (palpites de ontem das peladas de hoje)
11h – Uruguai 3x1 Coréia do Sul
15h30 – EUA 2x1 Gana

Nenhum comentário:

Postar um comentário