segunda-feira, 14 de junho de 2010

Ressaca Esportiva - Beleza Alemã

A Copa começou e, claro, para melhor atender nossos amigos de copo, algumas mudanças entrarão em vigor esta semana na mesa de bar mais acompanhada do Brasil. Uma delas será a troca de dias entre as colunas "Senta Que Lá Vem A História", que passará para 5ª, e "Bailarinas de Chuteira", que passará para terça-feira. A outra novidade será a 4ª Sem Gelo, já que nosso amigo Cyrão O Implacável foi cortado da seleção Ao Vivo no Bar por problemas "psico-trabalhativos" - o que em bom portuga significa estresse no trabalho mesmo.

Sendo assim, até porque, aqui, diferente da seleção do Dunga, não existe treino secreto, estão feitos os devidos esclarecimentos. E agora, sem mais delongas e chorumelas, vamo-que-vamo que a Copa já ta bombamdo...

Neste fim de semana, estrearam mais 3 fortes candidatos a levantar o caneco nessa Copa: Argentina, Inglaterra e Alemanha. E pra surpresa geral, depois de Argentina 1x0 Nigéria, Inglaterra 1x1 EUA, e Alemanha 4x0 Austrália, a que mais encantou - não, é isso mesmo: encantou! - foi justamente a Alemanha. Confesso que estava, como sempre, com um pé atrás com a seleção do chucrute. A julgar pelas apresentações alemãs nas Copas de 2002 e 2006, confiava que a Alemanha, mais uma vez, fosse empurrada pelo peso da camisa. E só. Mas e não é que o time dos caras é bom, brother? Pois o jovem time alemão de 2010 alia técnica às antigas armas, velocidade, objetividade e consistência tática. Porém, o que mais chamou minha atenção não foi a minha surpresa pelo belo futebol apresentado pelo time do bom técnico Joachim Löw.

Há meses, Cyro chamava minha atenção, dizendo o quanto o Campeonato Alemão tinha mudado, "que estava bom de ver, que eles tinham parado com aquele futebol horroroso e com os chutões, e que agora tavam jogando bonito e botando uma molecada talentosa pra jogar". Eu, óbvio, não acreditei. Onde já se viu alemão jogando bonito? Mesmo que a fonte fosse confiável, isso era impossível. Erro meu. Porque hoje, ao ver o ex-ponta Schweinsteiger como volante, e os habilidosos Özil, Podolski e Müller - que diga-se de passagem, é bem melhor na seleção que no Bayern de Munique -, eu imediatadamente lembrei de Hässler, Möller, Matthäus, Sammer, Völler e Klinsmann, e me dei conta do quanto eu estou mesmo ficando velho. Afinal, o último deles a pendurar as chuteiras em Copas do Mundo foi Matthäus, aos 37 anos, em 98, há longos 12 anos.

E isso me faz lembrar dos meus tempos de infância e de como o futebol mudou de lá pra cá. Quer ver um exemplo? Quando eu comecei a acompanhar futebol, time europeu baba em Copa era Escócia, Irlanda, Bélgica; hoje é Eslovênia, Grécia... Aliás, as estreias de Eslovênia (1x0 contra Argélia) e Sérvia (0x1 pra Gana), desmentem a história de que no futebol, quantidade não é qualidade. Porque na minha época, a Iuguslávia tinha Mijatovic, Mihajlovic, Savicevic, Boban, Suker, Prosinecki, Brnovic etc, e agora, depois que se dividiu em Sérvia, Eslovênia, Croácia, Bósnia, Macedônia, Montenegro e Kosovo, num tem mais um timezinho que salve. Tudo uma merda! Quer outro exemplo? Na América do Sul, a Venezuela era "café-com-leite" - eu sei, eu sei, ninguém mais fala isso - e não faz muito tempo, ganhou do Brasil e empatou com Argentina e Uruguai fora de casa. No meu tempo, ia levar 5 de todos 3. No mínimo. Onde eu ia imaginar São Caetano na final do Brasileiro e da Libertadores? Ou LDU e Once Caldas campeões da mesma? Ou a Suíça campeã mundial Sub-17?! E isso só pra falar do futebol; sem lembrar dos meus bonecos dos Comandos em Ação, dos desenhos Galaxy Rangers e Thundercats, de Pitfall e River Raid no Atari ao invés de GTA no  PlayStation, dos jogos de tabuleiro War, Jogo da Vida e Detetive, do PogoBol, dos castelos construídos com Lego e não já prontos, ou de Trem da Alegria e Balão Mágico ao invés de Kelly Key e o Rabolation... Enfim, ta entendendo agora como ver uma seleção da Alemanha jogando bonito mexe com a vida da gente?

É por isso que o futebol é tão apaixonante. Por isso que a Copa do Mundo é tão fantástica. Porque nela, as transformações do mundo, suas evoluções - da comunicação à medicina -, e suas descobertas, são mais visíveis. Alguns, que viram a cara para a importância cultural, social e econômica da Copa, alegam que é um gasto financeiro desnecessário, ou dizem não entender como 22 homens correndo atrás de um bola pode ser tão importante. Os saudosistas repetem que hoje é tudo uma merda e que bons eram a Hungria de 54, o Brasil de 70, a Holanda de 74, ou o Brasil de 82.

E a todos esses, que esquecem como é bom ver o inevitável mundo mudando, a primeira Copa do Mundo realizada na África permanece um convite aberto, não só aos apaixonados pelo futebol, mas a todos os que precisam se lembrar de que o mundo é mesmo uma bola que rola no gramado do destino.

Ah, a propósito: pra quem não quer a mesmice das mesas redondas da SporTV e da ESPN, a Band - pasme! - ta com uma divertidíssima, com os fanfarrões Vampeta e Denílson, o lúcido Émerson, e o babaca do Milton Neves. Vale a pena conferir! Eu choro de rir. Todos os dias por volta das 18h.

Deixa Que Eu Chuto! (palpites de ontem das peladas de hoje)
8h30 - Holanda 3x1 Dinamarca. E aí, Sneijder e Cia deram ou não deram show?
11h - Japão 1x2 Camarões. 2 de Eto'o. Sinto que ele vai detonar a galera do sushi!
15h30 - Itália 1x2 Paraguai. Coitadinha da Azzurra: vai voltar pra casa tão cedo...

3 comentários:

  1. Caraculis, que volta que tu deu pra dizer que ta velho heim!!! rs Fico impressionado como algumas coisas tem mudado. Seleções como a Alemanha e a Espanha cada vez mais fazem os meias jogar como volantes e a do Brasil cada vez mais faz os volantes jogarem como meias. Sinceramente o brasileiro não quer ver a seleção dele só ser campeã - até porque agente não pode zuar os italianos, alemãs e argentinos tanto quanto zuamos os adversários num campeonato carioca ou brasileiro - nós queremos ver a seleção dando show, jogando bonito, mostrando o que há de melhor. Ganhar não é suficiente.

    ResponderExcluir
  2. Um belo texto com ótimas reflexões, mas puta-merda, errou todos os palites!!!
    Desafio que na minha vez de palpitar, acerto no mínimo 2 palpites!!!

    ResponderExcluir
  3. Errei todos, meu caro! Acertei a vitória da Holanda e o número de gols de Japão e Itália. Se fosse num bolão, já tinha feito vários pontinhos... HAHAHAHA

    ResponderExcluir