quarta-feira, 22 de setembro de 2010

4ª Sem Gelo - "Manda Quem Pode, Obedece Quem Tem Juízo"

Caros amigos de copo! Com tanta coisa acontecendo no Brasileirão, rodada de clássicos no Rio, em Sampa, e Goiás, com o jogaço Lazio x Milan rolando, infelizmente tenho que falar sobre a vergonhosa demissão de Dorival Junior pelo Santos, na madrugada de ontem. Vergonhosa e coisa pior, pois não consigo me lembrar de nada mais ridículo e sem precedentes no futebol brasileiro do século XXI.

Não que seja novidade para quem acompanha futebol há mais de 20 anos. Já vi jogador "demitir" técnico várias vezes. Romário então, era rei em fazer isso. Quem não lembra da famosa frase dele para um treinador interino do Fluminense, "chegou agora e já quer sentar na janela?". Mas ao lembrar disso, o fato se torna ainda pior! Por dois motivos.

Em primeiro lugar, porque mesmo sendo eu total e completamente contrário a este tipo de comportamento, Romário era campeão do mundo, melhor jogador de uma Copa, campeão espanhol, holandês et cetera. Repito! Não sou a favor de jogador nenhum, seja ele quem for, demitir ninguém. Mas o fato é que Romário já era "O Cara"! E Neymar, quem é? Campeão paulista e da Copa do Brasil, ele ainda é uma promessa do futebol. A bem da verdade, não tem nada na vida. Ah, ele é rico? Com essa cabeça, não vai ser por muito tempo. Ah, ele dribla? Denílson também driblava pra caralho e seu maior feito no futebol é ter sido campeão do mundo como coadjuvante na Seleção Brasileira de 2002. Robinho idem. Surgiu com a mesma expectativa que recai sobre Neymar agora e apesar de boas atuações pela Seleção, ainda não se firmou no cenário mundial do futebol. Não, se comparado a gente como o próprio Romário. E mesmo perto de Rivaldo, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho, Robinho ainda não é ninguém! E Neymar então, menos ainda...

Em segundo lugar - e talvez mais importante nessa situação toda - é que vejo a imprensa botar panos quentes nessa história. Onde estão os defensores do profissionalismo agora? Quero ver alguém ter colhão de meter o pau no Neymar como metiam no Romário naquela época! Ao fim do jogo que causou toda essa polêmica, na vitória santista sobre o Atlético Goianiense, o técnico do Dragão, Renê Simões, foi curto e grosso ao falar da criancice de Neymar: "estamos criando um monstro!". E você tem toda rãzão, Renê. Estão mesmo!

Se o Santos estava preocupado com o fato da punição a Neymar prejudicar o rendimento do time, pois já tinha a ausência de Ganso - esse sim, craque de verdade -, agora deu adeus a qualquer chance que tinha no Brasileiro. Com o racha instalado na Vila Belmiro, e com jogadores experientes como Edu Dracena, Durval, Léo e Marquinhos descontentes com os seguidos desmandos de um moleque pirracento e de uma diretoria frouxa, duvido - duvideodó! - que o Santos vá a algum lugar! Acharam que sem Neymar o time ia parar? Pois duvido que se mova sem Dorival. E torço, do fundo do coração, para que o sempre sensato Mano Menezes não o convoque amanhã para o amistoso da Seleção Brasileira, assim como torço para que Pelé, Zito, Pepe, Gilmar, e todos os monstros sagrados da história gloriosa do Santos e do futebol brasileiro façam alguma coisa para botar freio nesse moleque. E que façam o quanto antes! Ou vamos mesmo criar um monstro nunca antes visto, híbrido de jogador de futebol e celebridade de uma mídia que o defende e o aplaude em tudo. E aí começo a pensar que talvez tivesse sido melhor que ele fosse vendido. Pois na Europa, com certeza, saberiam colocá-lo em seu devido lugar. Pelo bem do futebol brasileiro. Porque nesse "manda quem pode, obedece quem tem juízo" que se tornou o Santos, mandaram embora justamente o único que parecia ter juízo...

Imagem enviada por Diego ao Bolas nas Costas, do globoesporte.com.
Agora me diz: você acha que eo ver essa imagem, Neymar está com vergonha
ou rindo com Zé Eduardo, Mádson, Felipe e os outros Moleques da Vila?

Nenhum comentário:

Postar um comentário