quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Filosofia de Quinta - De Baixo Pra Cima

Olá caros amigos de copo! Estava eu ontem no Twitter tendo um debate filosófico sobre machismo e homossexualidade com uma amiga e comecei a me incomodar com uma coisa bem comum para quem usa internet com atualização diária.

Você já notou que, seja nos blogs, sites de relacionamento, como Orkut e Facebook, e o próprio Twitter, as atualizações nos forçam a uma leitura "de baixo pra cima"? Toda vez que alguém quer ou precisa escrever algo que supere o limite de caracteres, precisa lidar com isso. Uma exposição no Twitter, por exemplo, que ultrapasse os 140 caracteres, vai ter seu final sobre seu início. Da mesma forma aqui no blog, no Orkut, ou no Facebook. E aí me veio uma série de perguntas que decidi dividir com vocês.

A primeira delas - a primeira coisa que pensei - é a seguinte: será que no futuro próximo, os livros serão escritos "de baixo pra cima"? Ou os jornais? Eu entendo que seja realmente mais fácil e mais ágil que as informações mais recentes estejam no topo da lista. Ajuda e muito quando se faz uma consulta rápida, como é a maioria, aliás. Mas ao refletir sobre isso, encontrei um pequeno problema. Informação sem contexto. Porque aqueles que não tiverem paciência, verão apenas isso. Uma informação final que, muitas vezes, poderá não refletir com exatidão seu verdadeiro propósito - perdendo assim sua finalidade, que é de informar, ora bolas. Se eu começo a expor uma ideia sobre o bom time do Fluminense, por exemplo, que é bom, arrumado taticamente, com um grande treinador e um elenco qualificado, e concluo essa ideia dizendo que esse time não será campeão, o interessado nessa ideia que ler apenas seu desfecho, não terá uma informação completa. Da mesma maneira é nos meios de comunicação na net que se baseiam em atualizações diárias e/ou frequentes. Entende o problema?

Ainda nessa linha, me pergunto se essa superficialidade que reina nas relações pessoais de nossa atual sociedade não está se movendo também para outros campos? Não só não nos preocupamos com a falta de contexto dessas informações como também não queremos saber disso. "Não há tempo", dizem. "A sociedade de hoje é veloz", argumentam. E fico me perguntando... Será mesmo? O quanto de tempo poupamos realmente por viver só de conclusões? Mesmo como jornalista, publicitário, escritor e roteirista, sou um defensor da escolha pela qualidade em detrimento da quantidade, seja do que for. Inclusive o tempo.

Ontem, também no Twitter, escrevi após a vitória do Flamengo algo que algumas pessoas consideraram oportunismo, quando disse que sempre defendi que o Diego Maurício, autor de um dos gols ontem, não deveria ter saído do time rubro-negro. Escrevi sobre isso aqui no nosso blog/bar - agora novamento - de todos os dias no dia 9 de agosto. Se você vem aqui com frequência, acompanha e tudo mais, deve ter lido a coluna Ressaca Esportiva "Ruim Por Ruim, Melhor os Nossos!", onde digo - e repito agora - que pra jogar com um monte de atacante pesado, fora de forma e sem ritmo de jogo, melhor botar a molecada do Mengão pra jogar! A mesma coisa escrevi lá há alguns meses, mas para quem só viu a frase de ontem, pode ter parecido mesmo oportunismo falar de um garoto que, exceto pelas tranças fashion e pelo apelido de Drogbinha (em alusão ao atacante marfinense astro da última Copa do Mundo, Didier Drogba), não tem destaque algum nem na própria torcida do Mengão. E eis aí de novo o problema de se olhar apenas as conclusões. Pois, quando se falava que "não se deve tirar conclusões precipitadas", jamais se poderia imaginar uma era onde isso não só é normal e comum, como também quase uma obrigação.

Então, quando for olhar alguma coisa em veículos que usam essa forma de atualização, "de baixo pra cima", cuidado. Pode valer a pena "perder" um pouco do seu tempo caçando o que estava ali antes, ao invés de ficar com apenas uma conclusão. Principalemente nessa época tão importante que é a da Eleição...

"Pra Não Dizer Que Não Falei De..." Pitacos da Rodada
Pífio! Muito pífio! E olha que na última rodada eu achei nada podia ser pior que aquelas apostas... Ledo engano. Confere só.
Flu 1x2 Corinthians: Botei 2x2. Fui levar fé nos tricoletes, ó o que deu!
Goiás 4x1 Botafogo: Me-Fu! Mesmo sem 5 titulares, achei que o Fogão arrancava um 2x2 desse time de merda...
Cruzeiro 4x2 Guarani: Acertei na Raposa, mas botei 3x1.
Grêmio 1x2 Palmeiras: Fui de Grêmio 4x2. Mas Palmeiras e Flu só me fodem no bolão...
Greminho 1x2 Fla: Mengão ganhou, rapá! Mas botei Fla só 1x0.
Santos 4x2 Atlético/GO: Tava acertando no Atlético 2x1 até os 30 do 2º tempo, quando Madson empatou o jogo e ajudou na virada do Peixei. Me-Fu! de novo...
Vitória 0x0 Ceará: Maldição! Apostei no Ceará, 2x1 seco.
Atlético/PR 2x1 Altético/MG: Levei fé no Obina e cravei Galo 3x1, mas apesar de ter feito unzinho, nem ele salvou dessa vez.
Placares Certos 0. Resultados Certos 2. Resultados Errados 8.
Um desastre completo! Só por isso, na próxima 4ª Sem Gelo, darei uma pausa nos pitacos do Brasileirão e falarei só sobre a Liga dos Campeões. Eu sei, eu ia falar disso hoje, mas Ronaldinho e Messi jogaram demais nessa rodada. E eles não precisam de comentários...

Nenhum comentário:

Postar um comentário